
“E acompanhou-o, até à Ásia… dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo…” (Atos 20:4).
“Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.” (Romanos 16:22).
“Saúda-vos Erasto… e também o irmão Quarto.” (Romanos 16:23).
Os nomes que nos são registrados na Bíblia muitas vezes têm um significado real, pois geralmente esses nomes têm significados. Aqui temos três nomes que não estão diretamente conectados entre si, mas que têm um significado para nós.
Os três nomes que gostaria de mencionar aqui são Segundo, Tércio e Quarto*. Esses nomes podem não significar muito para vocês, mas são nomes latinos, ou romanos. Duvido que algum de vocês tenha estudado latim na escola, mas quando minha esposa e eu cursávamos o ensino médio, latim era oferecido como disciplina para estudarmos, e ambos decidimos adotá-lo como opção. (Naquela época, não nos conhecíamos de verdade, então não tomamos essa decisão juntos!) Ficamos felizes por termos estudado latim, pois cerca de 50% da língua inglesa é derivada de palavras latinas.
A palavra “Segundo” significa segundo, a palavra “Tércio” significa terceiro e a palavra “Quarto” significa quarto. Por que as pessoas receberiam nomes assim?
É provável que todos esses homens fossem originalmente escravos, embora pelo menos Segundo deva ter obtido sua liberdade em algum momento. Caso contrário, ele não teria podido viajar com o apóstolo Paulo. Mas quando esses homens eram escravos, seus senhores provavelmente não se preocupavam em dar-lhes nomes interessantes, mas simplesmente os chamavam de segundo, terceiro ou quarto, talvez por terem sido adquiridos como escravos.
Que maravilha que esses três homens tenham ouvido o evangelho, aceitado o Senhor Jesus como seu Salvador e agora estejam registrados na Palavra de Deus! Cada um deles recebe menção especial. Seus nomes foram escritos no livro da vida e serviram ao Senhor de todas as maneiras possíveis. Tércio foi até usado para escrever a Epístola aos Romanos. Ele devia ser um homem culto e podia tomar ditados de Paulo e escrevê-los.
No entanto, há algo mais interessante aqui. Temos os nomes que significam segundo, terceiro e quarto, mas nenhum nome que signifique “primeiro”. Não encontramos nenhum nome assim registrado na Bíblia. É bem possível que um escravo tenha sido chamado de “Primeiro” em algum momento, e talvez até mesmo um que tenha sido salvo, mas se assim for, seu nome não está registrado. Será que o Senhor queria que apenas o nome do Senhor Jesus Cristo fosse o primeiro? Certamente Ele deve ter o lugar mais alto, e não pode haver ninguém maior do que Ele. Estou certo de que esta é a razão pela qual não existe “Primeiro”. O Espírito de Deus, que inspirou as Sagradas Escrituras, guarda cuidadosamente a Pessoa de Cristo e Lhe dá o primeiro lugar.
Bill Prost
*Nota de Rodapé: Na tradução KJV os nomes foram preservados em latim: Secundus (Segundo), Tertius (Terceiro), Quartus (Quarto).
