“E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.” (Mateus 13:5-6).
Aqui está um tipo diferente de solo. Lembre-se de que toda a semente era boa, mas caiu em tipos diferentes de solo. Então o evangelho é sempre verdadeiro, mas como várias pessoas o recebem é diferente.
O solo em nossos versos de hoje não era duro como o solo que vimos ontem. Mas havia outro problema. Havia grandes pedras nele, e a quantidade de solo por cima das pedras era bem fina. Esse tipo de solo sempre esquenta rapidamente quando o sol sai, e claro, a semente imediatamente tentou crescer. Mas à medida que o sol ficava mais quente, as plantas não conseguiam umidade suficiente para mantê-las saudáveis, porque as pedras impediam que as raízes penetrassem fundo no solo. As plantas foram queimadas e, por não terem raízes, murcharam.
Isso às vezes acontece onde eu moro, pois é uma área rochosa. O solo em cima das pedras às vezes tem apenas alguns centímetros de profundidade, talvez 10 cm. Grama e outras plantas começam a crescer rapidamente nele, mas quando fica muito quente, a grama começa a murchar. Temos que regá-la bastante para mantê-la com uma aparência saudável.
Como o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos, isso é como aqueles que ouvem o evangelho e acham que ele soa bem. Mas não há nenhuma obra sincera em seus corações; eles creem apenas com a mente. Então, quando acham a vida cristã difícil e encontram perseguição ou reprovação deste mundo, eles caem de volta nas mesmas coisas que faziam antes de ouvir a Palavra. Eles não foram verdadeiramente salvos.
Bill Prost