“Toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças” (1 Timóteo 4:4).
Esta será a nossa última meditação sobre alimentos, por enquanto. Mas aqui vemos que nos é permitido comer qualquer criatura, desde que o façamos com ação de graças. No Antigo Testamento, certos animais eram impuros, mas agora, sob o Cristianismo, podemos comer qualquer criatura. Em algumas partes do mundo as pessoas comem coisas que não gostaríamos de comer. Por exemplo, vi minhocas curtas, gordas e feias à venda no mercado de um país que visitamos, todas se contorcendo em uma grande jarra. Muitas pessoas compraram, levaram para casa, cozinharam e comeram. Sabemos pela Bíblia que João Batista comia gafanhotos.
Há muitos anos conheci uma mulher que gostava de um bom jantar na casa de uma amiga, mas depois a anfitriã lhe disse que a carne era de veado. A mulher ficou tão chateada que foi ao banheiro e vomitou tudo. Na América do Norte gostamos de carne bovina, mas em alguns países nunca serviríamos carne bovina; as pessoas não comem.
O Senhor reconhece que diferentes culturas estão habituadas a diferentes dietas, e isto está certo, desde que seja recebido com ações de graças. Deus nos deu isso.
Bill Prost