Gênesis 37:1-17

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)

Hoje começamos a linda história de José, uma das maiores e mais doces histórias já contadas. Provavelmente não há nenhum outro personagem em toda a Bíblia que represente o Senhor Jesus de uma maneira tão completa. Contamos 75 maneiras em como esta história ilustra alguma parte da vida do Senhor Jesus Cristo. Numa visão geral, podemos dizer que essa história pode ser uma bela figura de Cristo como um Homem na terra. Ele é rejeitado por Seu próprio povo, (os Judeus) e desaparece (na cruz e vai para o céu). Por Sua morte e ressurreição Ele traz vida a muitos.

Ele é amado por seu pai (João 3:35 e Mateus 3:17) e ao mesmo tempo vítima do ódio e ciúme de seus irmãos, os filhos de Israel (compare João 3:19 e Mateus 21:38). Ele testifica contra seus irmãos a maldade que os caracteriza (versículo 2 – “e José trazia más notícias deles [seus irmãos] a seu pai”) e diante deles da sua futura elevação, que se recusam a crer. Seus sonhos, logo no início de sua vida, falam de um dia de glória vindoura (Isaías 53:10-12 e Apocalipse 4:9).

Assim também Cristo, centro das profecias a respeito da terra (versículo 7) e do céu (versículo 9), foi o testemunho fiel e verdadeiro contra o mundo e suas obras más (João 7:7) e para o mundo de Suas próprias glórias futuras (Mateus 26:64). Jacó vestiu José com um casaco de muitas cores (Hebreus 2:7), uma marca visível de seu favor que nos lembra que Jesus foi mostrado publicamente como sendo o objeto do prazer do Pai (Mateus 3:17 e Atos 2:22). Ele é, para cada um de nós, um modelo de obediência. “Eis-me aqui”, ele responde (versículo 13) quando seu pai o manda visitar seus irmãos que, como sabemos, o odeiam. José andou cerca de 112 quilômetros para encontrá-los. Ele não parou até ter cumprido as ordens de seu pai (João 6:38).

Mas no Senhor Jesus temos um modelo maior. Ele se apresentou em perfeita obediência quando o Pai quis enviá-Lo: “Eis que venho … Eu me deleito em fazer a tua vontade, ó Deus meu” (Salmo 40:7-8).

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.