Três Aparições de Cristo

No passado

“mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9:26).

O Senhor Jesus apareceu aqui neste mundo – no planeta Terra – e fez uma obra poderosa para a glória e a satisfação eterna de Deus, Seu Pai. Ele pode dizer desta obra que: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (João 17: 4).

Ele nunca mais aparecerá assim novamente. A cruz é eterna em seus efeitos. O que Ele fez nunca pode ser adicionado nem retirado. “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10:14). Deus seria injusto se hoje precisasse de outro sacrifício pelo pecado. Nunca o Senhor aparecerá para se oferecer novamente. Está feito! Que fato glorioso!

Pelo sacrifício de Si mesmo, Ele realizou esta obra tão poderosa e, como resultado, para o Seu povo, o pecado é posto de lado. Em virtude desse sacrifício, em breve, a vontade do Pai será feita tanto na terra, como no céu.

No presente

“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus” (Hebreus 9:24).

Tendo ressuscitado dentre os mortos, tendo resolvido a questão do pecado pelo sacrifício de Si mesmo, Jesus, o Sumo Sacerdote, entrou no Santo dos Santos pelo seu próprio sangue, e agora comparece nos céus, Jesus Cristo homem, na presença de Deus por Seu povo, por cujos pecados Ele morreu. Ele vive para não mais morrer, e Ele mesmo, pelo sacrifício realizado na terra, é agora o Sacerdote do Alto para o Seu povo. Ele veio na terra para morrer por nós; tendo morrido, Ele comparece na presença de Deus para viver por nós. Lá habita nosso Sacerdote. “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:14-16).

No futuro

“aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hebreus 9:28).

Os céus, que agora escondem o Senhor Jesus de nossos olhos naturais, se abrirão e Jesus virá buscar Seu povo para a plena bênção de Sua obra consumada. Será o cumprimento da promessa do próprio Senhor. Que dia maravilhoso será esse! “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (João 14: 3).

Esse dia pode ser hoje. Deixando o “sono” de lado, que a vigília dessa espera seja uma verdade em nossa vida. “Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos” (Lucas 12:37-38)

Aprendemos com essas três aparições que:

– Cristo pelo seu sangue derramado, pagou nossos pecados com o sacrifício de Si mesmo.
– Cristo vive na presença de Deus por nós e nos sustenta durante nossa jornada nesta vida.
– Cristo virá e nos levará para estarmos com Ele para sempre.

Baseado nos textos de Jim Hyland