Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 6

Privilégio e responsabilidade

“Todos esses homens eram cabeças dos filhos de Israel” (Números 13: 3).

Os doze homens que foram designados para a tarefa de espiar a terra eram homens em posições de responsabilidade. Eles eram líderes de suas tribos e líderes entre o povo de Deus. Hoje é verdadeiro dizer que como crentes somos todos responsáveis. Lemos: “…a cada um, a sua obra” (Marcos 13:34); e também, “…cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). No entanto, existem aqueles que são mais responsáveis: aqueles que Deus levantou em um lugar de liderança e influência, seja na assembléia local, ou em uma esfera mais ampla. Estes devem ser sempre especialmente atentos e prudentes. A verdade é que eles são muitas vezes o maior alvo de Satanás, na medida em que ele entende que, se ele pode fazer tropeçar aqueles que estão em um lugar de liderança e influência, eles não apenas perdem seu próprio caminho, mas geralmente levam outros com eles podendo causar o tropeço e desvio de muitos. Eles podem até ser restaurados para o caminho mais tarde, mas, infelizmente, é raro trazerem seus seguidores de volta. Sem dúvida Paulo tinha isso em mente quando ele se dirigiu aos anciãos de Éfeso pela última vez os exortando: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu supervisor” (Atos 20:28 – JND). Timóteo, que também tinha um lugar de destaque como um “delegado apostólico” na igreja primitiva, ele escreveu: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Timóteo 4:16).

O trabalho do inimigo sempre foi tentar convencer indivíduos inteligentes, piedosos e influentes a acompanhá-lo em seus esquemas. Geralmente são aqueles talentosos, que possuem capacidade e carisma naturais e conhecem bem suas Bíblias. É assim que Satanás frequentemente consegue com sucesso seu propósito de enganar e dividir o povo de Deus.

Como observação, é importante orar por aqueles que são líderes, pastores ou anciãos entre o povo de Deus. Outra grande obra do inimigo tem sido nos deixar ocupados com as falhas e pontos fracos de tal forma que nossos ouvidos se fecham ao ministério, conselhos, instruções e orientações destes irmãos. No entanto, se os estamos trazendo diante do trono da graça em oração e súplica, isso nos dá uma perspectiva totalmente diferente através dos olhos de Cristo, e é para eles uma medida preventiva e protetora. Talvez muitos líderes entre o rebanho de Deus fossem poupados de uma queda se fôssemos mais diligentes em orar por eles!