Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 4

Nossa herança

“Uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós” (1 Pedro 1:4).

Havia uma herança esperando pelos filhos de Israel. Estava do outro lado do rio Jordão no deserto do Sinai. O Senhor disse: “Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:8).

Muitas vezes, Canaã é imaginada e até citada em alguns hinos, como uma imagem do céu, ou o que vem depois da morte. Em outras palavras, algo que não desfrutamos nesta vida. Mas, na verdade, Canaã é uma imagem daquilo que podemos, e devemos, desfrutar agora. Ela corresponde ao vasto panorama de bênçãos que são nossas em Cristo; aquelas bênçãos espirituais que lemos em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.

A herança de Israel era terrena e, sendo assim, era apropriado que eles entrassem e conquistassem pela espada. O fato é que, como eles não fizeram isso, os descendentes desses inimigos se tornaram, e ainda são, uma praga para eles até os dias de hoje. Para nós, nossas bênçãos são celestiais e, portanto, não lutamos com armas físicas. No entanto, como cristãos, embora não temos uma guerra física, ainda assim é uma guerra muito real. Satanás e suas hostes são inimigos muito reais, procurando nos impedir de desfrutar do que é nosso em Cristo.

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Estamos em uma zona de guerra e não sairemos dela até deixarmos este mundo em troca da paz e descanso do céu, onde então desfrutaremos sem qualquer impedimento da casa do Pai.

Com alguém tão poderoso contra nós, poderíamos então perguntar: “Como podemos andar com poder e no regozijo de nossa herança enquanto estamos em território inimigo?”. A maravilhosa verdade é que, assim como o povo terrenal de Deus no Antigo Testamento, não temos que enfrentar o inimigo em nossa própria força ou com nossos próprios meios. Na verdade, se tentarmos, seremos derrotados. Não somos páreo para Satanás e 
suas hostes! Lemos em 2 Coríntios 10:4: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas”. Nós temos “toda a armadura de Deus” (Efésios 6:11). Que o Senhor nos dê a energia espiritual para realizar a instrução adicional de Efésios 6:13, “portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, tendo feito tudo, ficar firmes”. Timóteo foi lembrado para ser “um bom soldado de Jesus Cristo” (2 Timóteo 2:3).

É significativo que o conflito real de Israel começou somente após eles atravessarem o Jordão e entrarem para possuir a terra. É verdade que em Êxodo 17:8-15 eles tiveram uma batalha contra Amaleque no deserto (uma imagem de Satanás trabalhando na carne, e procurando impedir nossa caminhada com Deus através deste mundo deserto), mas havia um grande número de inimigos que eles tiveram que enfrentar em Canaã. Hoje, na medida em que um crente procura desfrutar de suas bênçãos espirituais e andar no bem de sua porção celestial, o inimigo estará ali, para de um jeito ou de outro, impedir e desencorajar. Satanás não quer que vivamos no gozo das coisas celestiais. Ele é determinadamente contrário a tudo o que é de Deus e de Cristo.

Para Israel, seus inimigos eram “os cananeus, e os heteus, e os heveus, e os ferezeus, e os girgaseus, e os amorreus, e os jebuseus” (Josué 3:10). Nesta era tecnológica podem ser coisas como a kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes e assim por diante. Embora possamos precisar desses aparelhos e dispositivos eletrônicos (computadores, smartphones, tablets, etc) com suas incríveis habilidades para nos manter conectados e em contato com a escola, o trabalho e os negócios, são eles mesmos que, se não formos cuidadosos, podem nos impedir de desfrutamos de Cristo e das coisas celestiais. Podemos nos distrair e nos sobrecarregar com os aparelhos da presente era. Horas são gastas, ou mesmo desperdiçadas, quando nosso tempo poderia ser melhor usado para nos apoderarmos de nossa herança celestial. Videogames, redes sociais, filmes e séries, por exemplo, podem fazer com que as horas passem tão rápido que nem percebemos que elas sumiram, nunca serão recuperadas. A televisão trouxe o mundo para nossas casas, a Internet nos leva para o mundo.Todas essas coisas possuem uma forte tendência a nos tornar insensíveis, absorver nossas mentes e enfraquecer nossa fé. Estas são apenas algumas das coisas que possivelmente nos impedem de desfrutar de nossa porção em Cristo. Pode ser muitas outras, até coisas necessárias que não são erradas em si mesmas – como as citadas, mas se não formos cuidadosos, se tornarão embaraços e obstáculos. Quão inteligente é Satanás!

Quantas vezes prejudicados,
Absorvido com trabalho ou diversão
Nossos pensamentos se distraíram
Nosso foco se afastou;
As bênçãos que recebemos
Para nossas almas desvanecem,
E perdemos de vista o céu
E tudo o que temos nele!

Tantas vezes prejudicados,
Do que é nosso,
Nossos corações se distraem
De Cristo e somente de Cristo:
Tudo o que temos em Jesus
Embaçado por um capricho passageiro
E perdemos a visão da glória
E perdemos ELE de vista!

Então não seja prejudicado,
De Jesus Cristo, o Senhor
Fique atento
Deixe sua “recompensa brilhante”;
Ele encherá sua taça de satisfação,
Até transbordar
Você terá esperança e visão
E toda a sua alegria NELE!

É triste dizer que há muitos cristãos que, embora redimidos, libertos e que estão a caminho do céu, nunca, falando de forma prática, atravessam o Jordão e desfrutam de sua porção celestial nesta vida. Eles não conhecem a alegria de tomar posse de sua herança e bênçãos espirituais como uma possessão presente. Não deixe o inimigo roubar de você o desfrutar daquilo que é seu em Cristo!