Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 23

Um cão

“Um cão vivo” (Eclesiastes 9:4).

Vale ressaltar que o nome Calebe significa cão. Geralmente um cão nas Escrituras não tem uma conotação muito boa. Sob a lei, ele era animal impuro; e os falsos pastores em Israel foram mencionados desta maneira em Isaías 56:10-11: “Os seus vigias são cegos, todos eles são sem entendimento; todos são cães mudos que não podem ladrar; sonham, deitam-se, gostam de dormir. Os cães são vorazes, nunca podem fartar-se; e estes são pastores que não podem entender: todos eles declinaram para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção”.

Os gentios também são referidos como cães, até mesmo pelo próprio Senhor, em conexão com a mulher cananeia em Mateus 15:21-28. O Senhor lhe disse: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães” (versículo 26 – JND). Ela não tinha direito sobre a bênção porque não era da nação de Israel, mas ao tomar um lugar baixo reconhecendo sua verdadeira posição como um cão imundo, ela suplicou ao Senhor com base na graça e misericórdia. Como resultado de sua fé ela diz: “Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores”, ela recebe cura para sua filha. Este é o verdadeiro caminho de bênção para qualquer pessoa.

Profeticamente, a respeito dos sofrimentos de Cristo e das circunstâncias que cercaram Sua provação e crucificação, lemos: “Pois os cães me cercaram” (Salmos 22:16). Isto, sem dúvida, refere-se aos soldados romanos gentios, pois foram eles que realmente pregaram o Senhor Jesus na cruz. Mais tarde, naquele mesmo salmo, lemos: “Livra-me…minha predileta, da força do cão” (versículo 20). Isso responderia a Pôncio Pilatos, o gentio, governador romano. No plural, vemos a multidão de gentios, e no singular temos o juiz gentio.

A última menção dessa criatura nas Escrituras está em Apocalipse 22:15. “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. 
No Oriente Médio e em muitos outros países, os cães ainda são animais desprezados e não são considerados gentilmente, ou tomados como animais de estimação mimados, com muito dinheiro gasto em seus cuidados e conforto como na cultura ocidental. Este, então, é o modo como as Escrituras geralmente os veem.
No entanto, existem duas características de um cão, que talvez sejam mais relevantes e aplicáveis ao assunto em questão. Um cachorro é um bom seguidor e ele é fiel a um mestre. Muito rapidamente vemos a aplicação. Estas características eram verdadeiras para Calebe e deveriam ser verdadeiras para cada crente. O que o Senhor quer são seguidores fiéis! Até que ponto nossas vidas respondem a esse padrão? As últimas palavras registradas do Senhor Jesus, no evangelho de João, são endereçadas a Pedro, Ele disse: “Segue-Me” (João 21:22).

Quando o exército de Gideão foi escolhido, lemos: “E fez descer o povo às águas. Então, o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar” (Juízes 7:5-7). Aqueles que estavam atentos e prontos para seguir a ordem de seu líder Gideão, foram escolhidos para acompanhá-lo para a batalha. Deus quer homens e mulheres que estejam prontos, dispostos e obedientes, exatamente como um cão fiel. Você já viu um cachorro sentado no portão observando e esperando o mestre voltar da escola ou do trabalho ao final do dia? Aqueles que são fiéis ao Senhor desta forma são aqueles que Ele pode usar para libertar Seu povo nos dias de ruína e fraquezas, e superar apesar do trabalho e opressão do inimigo.

Um irmão em Cristo mencionou para mim que desejava que ele fosse tão fiel ao seu Senhor e Mestre como o seu cachorro era para ele. Ele achava que isso faria muita diferença em sua vida e testemunho cristão. Ao observar seu cachorro durante minha visita em sua casa, pude entender bem os sentimentos do irmão. Fiquei impressionado com a proximidade da criatura ao lado de seu mestre e com a proximidade com que ele o seguia aonde quer que fosse, ouvindo sua voz e obedecendo a todas as suas instruções. Que lição instrutiva da natureza é essa.

Outro amigo cristão estava me dizendo que de manhã, antes de sair da cama, seus dois cachorros vinham e deitavam em seu peito, observando seu rosto e esperando por um comando do seu mestre. Isso me fez pensar do apóstolo João o “discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito” (João 21:20). Não gostaríamos de uma menção assim? Em que grau estas coisas são verdadeiras em sua vida e na minha? Estamos descansando no seio do Senhor Jesus, esperando por Sua instrução e prontos para seguir aonde quer que Ele graciosamente nos guie?

Quando eu era jovem, costumávamos cantar esse refrão (atribuído a Sadhu Sundar Singh), embora com um pensamento muito pequeno sobre sua importância:

Eu decidi seguir a Jesus;

Eu decidi seguir a Jesus;

Eu decidi seguir a Jesus;

Não volto atrás, não volto atrás.

Atrás o mundo e Cristo na frente;

Atrás o mundo e Cristo na frente;

Atrás o mundo e Cristo na frente;

Não volto atrás, não volto atrás.

Mesmo que todos me deixem, pela graça seguirei;

Mesmo que todos me deixem, pela graça seguirei;

Mesmo que todos me deixem, pela graça seguirei;

Não volto atrás, não volto atrás.

Este é o verdadeiro discipulado!

O apóstolo Paulo poderia dizer: “Sede meus seguidores, como também eu, de Cristo ” (1 Coríntios 11:1 – KJV).

Existem algumas outras características dos cães que são instrutivas.

• Lealdade – “Se alguém me ama, guardará as minhas palavras” (João 14:23).

• Obediência – “Como filhos obedientes” (1 Pedro 1:4).

• Perdoar – “Perdoando-vos uns aos outros” (Efésios 4:32).

• Amigável – “O amigo ama em todos os momentos” (Provérbios 17:17).

• Pronto para simpatizar – “Tendo compaixão uns dos outros” (1 Pedro 3:8 – KJV).

• Alegres, contanto que estejam com seu mestre… apesar das circunstâncias – “Alegres os teus homens, alegres estes teus servos, que estão sempre diante de ti” (1 Reis 10:8).

• Disposto a sentar-se em silêncio e esperar pelo seu Mestre, não importa quanto tempo demore – “A sua força é permanecer quieto” (Isaías 30:7 – KJV).

• Satisfeito com um prato de comida e uma tigela de água (as necessidades da 
vida) – “Piedade com contentamento é grande ganho” (1 Timóteo 6:6).

Que lições podemos aprender com esses animais! “Não vos ensina a própria natureza?”(1 Coríntios 11:14).