Refletir e reagir

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2:15).

Estamos aqui neste mundo para brilhar como luzes para Cristo. E lembre-se de que somos estudados todos os dias por aqueles que nos rodeiam como uma “carta… conhecida e lida por todos os homens” (2 Coríntios 3: 2). Como tal, o crente deveria refletir Cristo em sua vida em todos os momentos: no que dizemos, no que fazemos e pelo nosso espírito e atitude.

Muitas vezes, é nossa reação aos outros e as circunstâncias que mostra nosso verdadeiro estado de alma. Quantas vezes reagimos a algo que alguém disse, ou atacamos algo que alguém fez, e então percebemos que não era o espírito de Cristo? Somos exortados: “Que este sentir esteja em você, que também estava em Cristo Jesus: que… se humilhou”(Filipenses 2:5-6,8). Quanto isso é realmente verdade em nossa vida? O que o mundo verá e lerá de Cristo em nossa vida hoje, quando sairmos pela porta e seguirmos nossa rotina diária de escola ou trabalho?

As vezes tentamos justificar nossas reações e respostas pensando que fomos maltratados; ou a pessoa deveria ter entendido, ou eles não deveriam ter agido desse modo em primeiro lugar, ou aquilo não foi realmente o que eu disse ou quis dizer. Mas aqui está a reação do Senhor Jesus, que foi a pessoa mais incompreendida, maltratada e mal interpretada que já viveu neste planeta. “Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pedro 2:21-23).

O que os outros viram de Cristo refletido em nossa vida hoje? Quais foram nossas reações as coisas que surgiram em nosso caminho e às coisas que as pessoas nos disseram? Aqui está o que o apóstolo Paulo desejou para a sua vida: “Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo… Para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1:20-21).

Se os outros viam algo de Cristo no seu dia-a-dia, Paulo estava contente, e que possamos aspirar a isso também!

Baseado nos textos de Jim Hyland