Qual é o seu país?

“Qual é o seu país?” (Jonas 1:8).

Esta é uma questão muito interessante e de maior significado do que talvez possamos imaginar. Se alguém me fizesse essa pergunta ao passar pela alfândega ou imigração, responderia sinceramente: “Sou canadense”. Alguns dos meus leitores responderiam “americano”, “brasileiro”, enquanto outros dariam uma variedade de nações de todo o mundo, e, eu acrescentaria, esta seria a maneira sábia de responder em tais casos. Para os funcionários do governo, precisamos dar respostas diretas e honestas. Jonas, quando perguntado, afirmou: “Eu sou hebreu” (Jonas 1:9). Isso certamente era verdade.

Mas eu sou muito mais do que apenas um canadense. E você também, se você é um crente no Senhor Jesus Cristo, somos muito mais do que apenas a nacionalidade indicada em uma certidão de nascimento ou passaporte. Qualquer que seja a bandeira ou o governo em que vivemos, temos uma coisa em comum; somos cidadãos do céu. Eis como o apóstolo Paulo explicou isso ao escrever aos fiéis na cidade de Éfeso: “Assim, pois, não sois mais estrangeiros e peregrinos, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).

E a pergunta pode ser até mais ampla, “Qual é a tua ocupação? donde vens? qual é a tua terra? e de que povo és? Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu” (Jonas 1: 8-9).

Jonas era muito mais do que apenas “um hebreu”, mesmo sendo verdade o que ele respondeu. Ele era um do povo de Deus. Ele pertencia a Israel. Sua ocupação é que Ele era “Jonas…  profeta” (2 Reis 14:25). Isto é, ele era o mensageiro de Deus. É triste dizer que ele estava em um estado de alma tão ruim que, quando estas perguntas foram feitas, ele pareceu esquecer por um momento quem realmente era, e que Deus o tinha encarregado de algo.

Que possamos atender ao solene pedido do Senhor para sermos “testemunhas… até aos confins da terra” (Atos 1:8). Que possamos responder a quem perguntar “Qual é o teu país?” Os crentes em Filipos foram relembrados através do apóstolo Paulo: “Pois a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos como Salvador o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).

Baseado nos escritos de Jim Hyland