Procurando

“A quem buscais?” (João 18:4).

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

“Pois assim diz o Senhor…  Buscai-me, e viverás” (Amós 5:4).

Você já ouviu alguém dizer: “Finalmente me encontrei”?
Que decepção deve ser!
No entanto, quando encontramos o Senhor, essa é uma questão diferente. Quando um pecador O encontra, ele encontra a vida eterna, o perdão dos pecados, a verdadeira fonte de alegria e felicidade, uma razão para viver e um futuro maravilhoso. Ele encontra um “Amigo que é mais próximo do que um irmão” (Provérbios 18:24) e a promessa: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13: 5).

Encontrar-se (se é que alguma vez realmente fazemos isso) é uma enorme decepção. Mas encontrar a Cristo é uma tremenda bênção. É encontrar uma Pessoa além da comparação e Alguém que é “totalmente desejável” (Cantares de Salomão 5:16).

O Salvador está buscando almas perdidas. Você está procurando por Ele? Um pecador em busca e um Salvador buscando logo se encontrarão.

A Grande Vitória de Jacó

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia. E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares” (Gênesis 32:24-26).

Há momentos em nossa vida, quando, como Jacó, ficamos a sós com o Senhor. Muitas vezes são essas as ocasiões em que o Senhor quer nos revelar algo em segredo ou nos ensinar alguma lição especial. Neste incidente da vida de Jacó, nós o encontramos sozinho e lutando com “um varão”. Observe que não foi apenas por alguns minutos, mas levou até o início da manhã. Jacob colocou toda a sua força nesta luta com todas as suas capacidades naturais e conhecimento humano de luta. E não se engane, ele mostrou ao varão que ele era um lutador forte. Quando o varão disse: “Deixe-me ir”, Jacó O reconheceu como o Senhor e pediu uma bênção. No entanto, a bênção não poderia vir sem tocar na junta de sua coxa. Costuma ser assim na nossa vida. O Senhor permite que algo mostre a nossa própria fraqueza, antes de confiarmos inteiramente em Seu poder.

“Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa” (Gênesis 32: 28-31).

A partir deste momento, Jacó nunca mais foi o mesmo. Todos que o conheceram a partir daquele dia viram que sua caminhada era diferente. Assim, nós também devemos aprender: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Pode ter parecido uma batalha perdida para Jacob. Sua coxa estava fora do lugar e ele teve que mancar o resto de sua vida. Mas o Senhor lhe deu a bênção que ele pediu. Seu nome foi mudado para Israel que significa: “Deus prevalece”. Ao passar sobre Peniel, o sol nasceu, e ele sabia que o Senhor nunca desistiria em procurar trazê-lo para mais perto de Si. Nós também devemos aprender que a vida de um crente só pode ser vivida em total dependência do Senhor, e não em nossa força. Foi de fato uma grande vitória para Jacó!

Baseado nos escritos de Jim Hyland