Portões de Neemias – O Portão dos Cavalos

“Desde a Porta dos Cavalos, repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa” (Neemias 3:28).

Esse portão nos fala do pensamento da “batalha” cristã e a defesa da verdade. Salomão nos diz: “O cavalo está preparado para o dia da batalha” (Provérbios 21:31). O cristão não tem uma guerra física como o povo terrenal de Deus, os israelitas, no Antigo Testamento. Para nós, lemos que “não temos que lutar contra carne e sangue” (Efésios 6:12). No entanto, temos uma guerra real. É uma batalha espiritual, como o versículo continua a explicar: “contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais“.

O inimigo, Satanás, está ocupado em desencorajar o crente e em minar a verdade das Escrituras. A oposição satânica parece ocorrer em ondas, avançando e retrocedendo, vemos isso depois do Senhor ser tentado no deserto, “acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo” (Lucas 4:13).

Isto é especialmente verdade nestes momentos finais do dia da graça. Por isso Judas escreveu: “tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (versículo 3).

Manter o Portão do Cavalo reparado é se manter firme para o Senhor e para a verdade em um dia de batalha espiritual.

Baseado nos escritos de Jim Hyland