Os Doze Apóstolos – Parte 4

Tadeu

Ele é chamado por diferentes nomes. Em Mateus, ele é chamado de “Lebeeu, cujo sobrenome era Tadeu” (Mateus 10:3 – JND). Marcos simplesmente se refere a ele como “Tadeu” (Marcos 3:18). Lucas menciona-o como “Judas, irmão de Tiago” (Lucas 6:16 – JND). João o chama: “Judas… não o Iscariotes” (João 14:22).

Existem poucas referências sobre ele nas Escrituras. Foi ele quem perguntou ao Senhor: “Senhor, como é que nos manifestou a nós e não ao mundo?” (João 14:22 – JND).

A história secular nos diz que ele era um homem de grande zelo por seu país, mais interessado em tornar Cristo conhecido no mundo como um rei poderoso em vez de um Salvador sofredor. Isso parece ser confirmado por sua pergunta. Contudo, a história secular também registra que após a ascensão de Cristo e o estabelecimento do cristianismo pela descida do Espírito Santo, ele pregou o evangelho fielmente em muitas partes do mundo conhecido, e que ele foi morto por flechas em Ararat. Ele é considerado o escritor da Epístola de Judas.

Baseado nos escritos de Jim Hyland