Os Doze Apóstolos – Parte 11

Tiago, o menor

Temos este apóstolo, com sua descrição, mencionado em conexão com sua mãe, quando ela, com outras mulheres, observou o Senhor na cruz.

“Maria, mãe de Tiago, o menor” (Marcos 15:40). 

Ele também é chamado simplesmente como Tiago em Mateus 27:56, Marcos 16: 1 e Lucas 24:10. Cada vez que ele é mencionado nessas quatro escrituras, é em conexão com ele ser o filho de Maria.

Sua mãe deve ter sido uma mulher de verdadeira fé e piedade, e teve talvez tenha tido uma grande influência divina em seu filho, a quem é comumente creditado ter escrito a Epístola de Tiago. Aqueles de nós que tiveram mães piedosas e cristãs devem ser muito gratos por tal herança e educação.

Tiago era um nome comum e é encontrado também entre os irmãos do Senhor. Mas Tiago, o menor, pode ter sido a mesma pessoa que “Tiago, filho de Alfeu”(Lucas 6:15).

Segundo a tradição, ele pregou mais tarde na Palestina e no Egito. Pouco se sabe sobre ele, mas ele parece ter sido um homem de forte caráter e convicção, e a eternidade declarará o fruto de seus trabalhos fiéis pelo seu Mestre.

Baseado no escritos de Jim Hyland