O que é o homem?

“É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”

Colocar sua confiança em qualquer homem é arriscado, e o último homem em quem você deve confiar em assuntos espirituais é você mesmo!
Lemos: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).

Talvez alguém pergunte: o que há de errado com o meu entendimento? Ele me serviu muito bem em diversas dificuldades; por que não devo confiar nele na maior de todas as dificuldades, a da salvação?

Porque “é melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”. Este é um contraste entre o Senhor e o homem, e que contraste!

O que é homem? Ele é a obra prima de Deus. Ele foi criado à imagem e semelhança de Deus e foi colocado para dominar sobre todas as criaturas de Sua mão. Ele possui razão, talento, habilidade, conhecimentos e recursos, os quais podem ser altamente desenvolvidos por educação e uso. Ele pode realizar grandes obras. Ele pode descobrir novas constelações e galáxias usando um telescópio e as partículas infinitesimais da criação usando um microscópio. Ele tem um cérebro de extraordinário gênio e poder inventivo, mas – sua “respiração está em suas narinas”, hoje está aqui, amanhã foi embora – “E o seu lugar não o conhecerá mais”.
Ou seja, um ser limitado – muito limitado; seus pensamentos e compreensão, afinal, são limitados. Ele não pode ter certeza do que acontecerá no dia seguinte! Sendo assim, não é sábio nem seguro confiar no homem.

Além disso, como resultado do pecado, lemos: “não há quem entenda”. Como ser feito justo diante do Deus contra o qual todos pecamos está além da sabedoria natural do mais sábio dos homens.
Ouça o que um dos homens mais sábios de sua época escreveu exatamente sobre isso: “Se algum outro julga que pode confiar na carne, eu ainda mais”; mas ele acrescentou: “o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo”.

Para ele, tinha que ser Cristo ou ele mesmo – ou o Senhor ou o homem, e, quando se tratava de uma crise, ele tirava toda confiança de si mesmo. Ele rejeitou seus próprios méritos e permaneceu somente em Cristo!

Cristo – o Realizador de toda a obra necessária para o pobre e desamparado pecador – o Salvador dos perdidos – o Pastor que deu a vida pelo rebanho – a única Fundação e a Rocha eterna.
Em Cristo encontramos a resposta para a velha pergunta: “Como o homem será justo diante de Deus?” Ele é a resposta!

” É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” – Salmo 118:8.

“Em Cristo, a Rocha sólida, me levanto,
Qualquer outro terreno afunda na areia”.

Extraído da Revista “Ecos da Graça: 1983-1984”.