Números nas Escrituras: nº 3 e 4

Nº 3

O número três possui várias conotações nas Escrituras. Vamos apenas considerar dois deles.

1. É o número do testemunho completo de Deus. Por exemplo:

“Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá” (Deuteronômio 17:6).

“Pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada” (Mateus 18:16)

“É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra” (2 Coríntios 13:1).

“Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas” (1 Timóteo 5:19).

2. Denota a morte e ressurreição. Por exemplo:

“Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite” (Lucas 24:7).

“E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:4).

Nº 4

O número 4 é o número universal de Deus. Havia 4 rios fluindo do Jardim do Éden. “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços” (Gênesis 2:10). Em sua visão, Ezequiel viu 4 criaturas vivas. “Do meio dessa nuvem também saía a semelhança de quatro criaturas viventes” (Ezequiel 1:5). João também viu uma visão semelhante. “Ao redor do trono havia quatro animais” (Apocalipse 4:6). Existem 4 evangelhos. (Mateus, Marcos, Lucas e João). Em uma visão, Pedro viu um lençol atado pelos seus quatro cantos. Ele, “viu o céu aberto e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra” (Atos 10:11). Aqui estão outros três conjuntos de quatro. “vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra” (Apocalipse 7:1).

Existe bênção universal para aqueles que creem e juízo universal em um dia vindouro para aqueles que rejeitam.

Baseado nos textos de Jim Hyland