As línguas dos homens e dos anjos – Edwin N. Cross

As línguas dos homens são muitas. A maioria, mas não todas, têm a palavra de Deus traduzida em sua própria língua (idioma). Como todas essas línguas vieram a existir? Eles são a consequência do julgamento de Deus em Babel quando “ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou…” (Gênesis 11:9). Em gênesis 10:5 lemos: “foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua…”. É aqui que a palavra “língua” ocorre pela primeira vez na Bíblia. A palavra hebraica usada é “lah-shohn” (strongs no. 3956) e é traduzida língua e idioma. As palavras usadas referem-se à fala comum.

Mas e sobre os anjos, que língua eles falam?

Se deduzirmos que eles têm uma língua separada, como alguns têm deduzido de 1 Coríntios 13:1, podemos ter certeza de que eles teriam apenas uma língua. Qual dos anjos foram julgados por Deus na terra de Sinar? Apenas a humanidade caída que poderia conceber a noção de construir ” torre cujo cume toque nos céus… para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra” (Gênesis 11:4). Claramente, os anjos não precisavam chegar até o céu e nem foram julgados com a confusão de sua língua!

Mas como podemos ter certeza que eles não falam outra língua?

Vamos refletir um pouco sobre o seu propósito. A palavra Ev-Angel-ist (Evangelista) tem em sua raiz a palavra anjo que significa mensageiro. Anjos são mensageiros. Sua tarefa era trazer mensagens de Deus para homens e mulheres.
Uma breve análise de alguns exemplos bíblicos demonstrará este claramente ponto. Leia Gênesis 16, onde um Anjo (1) falou com Agar. Que língua/idioma foi usado? Claro que foi um entendido por Agar. Em Êxodo 3, o Anjo do Senhor falou com Moisés do meio da sarça ardente. Moisés não teve problemas em entender o que estava sendo dito a ele. Agora leia juízes 13:1-5. Quando Manoá e sua esposa foram informados do nascimento de seu filho Sansão, que língua/idioma o Anjo usa? Sua mensagem exaltada foi prontamente compreendida por este casal? Claro que foi. A narrativa mostra que eles falaram junto com o anjo. Em 2 Reis 1:3 Elias é abordado por um anjo. As palavras que ele usou estão registradas e podemos entender com nossas faculdades racionais o que foi dito. Um anjo também falou com o Profeta Zacarias (Zacarias 1:9 em diante). Essas conversas do antigo testamento foram evidentemente todas conduzidas em Hebraico e foram conversas compreensíveis quando a linguagem humana normal foi usada. Lemos que não houve nenhum murmúrio ou falar incompreensível vindo das bocas dos anjos. Se olharmos em Isaías 8:19, encontraremos um grupo muito duvidoso chilreando e murmurando. As escrituras registram que não há luz neles. Nos anjos do novo testamento são novamente encontrados trazendo suas mensagens gloriosas para surpreender, mas os ouvintes compreenderam. Não temos nenhuma alternativa, mas concluímos que eles foram falados em aramaico ou grego. Zacarias, José e Maria compreenderam bem as santas comunicações que chegaram aos seus ouvidos em Mateus 1 e 2 e Lucas 1 e 2. Atos 8:26 fornece um outro exemplo que está sendo dito para Filipe ir para o Sul, “ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto”. Aparentemente, Cornélio foi abordado em grego pelo anjo (Atos 10:3). Em Atos 12:,7 o cativo adormecido, um anjo fala com Pedro.

Em nenhum desses casos, nem em nenhum outro na Bíblia, você encontrará anjos em êxtase emitindo sons ininteligíveis.

Como isso tudo se encaixa no que é encontrado no movimento moderno?

Além de Satanás ter o poder de falar em línguas reais e conhecidas, parece-me que os falantes de línguas em geral são enganados por alguns fenômenos encontrados em cerimônias religiosas pagãs. É claro que Satanás está por trás do engano, pois ele é o pai da mentira (João 8:44). As alegações de poder e aos dons apostólicos levantaram-se na igreja em Éfeso, evidentemente por volta do primeiro século. Quase todos os apóstolos já haviam partido para o Senhor e talvez apenas João estivesse vivo. O Senhor Jesus elogiou a assembléia em Èfeso por seu julgamento correto desses falsos apóstolos. “puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos” (Apocalipse 2:2).

A. J. Pollock, um conhecido pesquisador de cultos religiosos, lançou um desafio para fazer um teste confiável feito da realidade dessas alegações dos sistemas pentecostais. Ele sugeriu que “uma quantidade de linguistas cristãos deveriam ser convidados a ouvir essas línguas. Sobretudo, acreditamos, eles falam apenas coisas ininteligíveis. Não são línguas reais. Foi-nos dito que, em alguns casos em que as línguas reais são ditas, as pessoas que falam têm lançado inundações de obscenidade. Nesse caso, a língua é claramente satânica, pois as escrituras falam repetidamente de espíritos imundos”. (extraído de “Modern Pentecostalism, Foursquare Gospel, Healings and Tongues: are they of God?” publicado em 1945). Seu teste sugerido tem sido proposto para vários falantes de línguas de “anjo”, mas nenhum aceitou o desafio. Essas chamadas línguas não possuem estrutura linguística e apresentam uma falta de ordem criadora encontrada em uma língua verdadeiro.

Minha conclusão é que as alegações modernas são geralmente falsas, mas se uma língua conhecida é proferida a evidência que eu tenho sido capaz de avaliar é que não seria do Espírito Santo, mas um demônio imundo. Longe de ter a língua dos anjos de Deus, vemos homens iludidos por anjos caídos. Desde que os dons reveladores cessaram, (2) podemos considerar os modernos falantes de línguas como profetas falsos. Isto também é coerente com as nossas outras conclusões.
Se você caiu nessa armadilha, será melhor repudiar o falso dom e confessar o assunto a Deus sem demora. Os espíritos imundos não somente enganarão, mas também contaminarão aqueles que têm comunhão espiritual com eles. O perigo é grande e não devemos subestimar os poderes das trevas para nos intrometer, mesmo entre aqueles que professam estar fora do mundo religioso. E.N.C.

(1) Aparentemente, o Anjo de SENHOR em Gênesis 16, Êxodo 3 e juízes 13 é o próprio Jeová. Na tradução de. Darby, o “a” de “Angel” é capitalizado.

(2) Comparar 1 Coríntios 13:8 com Tiago 1:25 para ver o uso de “perfeito” em relação à palavra de Deus. Ver também Hebreus 2:3-4 para confirmar a interpretação de Marcos 16:17-18, que os dons de sinais especiais foram para confirmar que a nova dispensação estava sendo introduzida era de Deus.

“Como  nuvens e vento sem chuva, assim é o que se gaba de um falso dom” (Provérbios 25:14)

“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1)

Edwin N. Cross