“Acaso não Sabeis”/Unidade não uniformidade

“Acaso não sabeis?”

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço, portanto glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6: 19-20).

Existem duas razões pelas quais não somos nossos. (1) O Espírito tomou posse de nós para Deus. (2) Fomos comprados por um preço, o sangue de Cristo; é uma compra concluída. Comprados pelo sangue, habitados pelo Espírito, para ser para Deus e Sua glória, nossos corpos não são nossos para fazer o que quisermos com eles; não temos o direito de entregá-lo ao pecado. As últimas palavras do versículo não são uma dedução fria e lógica do argumento anterior, mas uma exortação sincera sugerida pelo pensamento solene de nossa unidade com Cristo e o preço pago por Ele para nos tornar Seus.

Unidade não uniformidade

Há milhões de crentes na terra, sendo todos “morada” do Espírito Santo, e sendo habitados por Ele, formam um só corpo: “Por um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo”. Isso explica o fato de que, no coração de todo crente em quem o Espírito de Deus é entristecido, há um sincero desejo de comunhão com outros cristãos, e é isso que os aborrecem contra a tirania dos laços e barreiras sectárias. Os “instintos” do cristão são fiéis à unidade que o Espírito Santo formou.

É comum que os homens se esforcem na busca da uniformidade; mas uniformidade não é unidade. Unidade é trabalho de Deus; uniformidade é do homem. Para satisfazer seus preconceitos e dar expressão às suas ideias estreitas, o homem forçaria todos ao mesmo molde, e aqueles que não entrassem no molde seriam postos de lado.

“Panelinhas”, divisões, seitas e grupos, infertilidade e morte são o resultado infalível disso sempre que entra na igreja de Deus.

Não há uniformidade em um corpo, mas grande diversidade; todos os membros são diversos, não há dois que cumpram o mesmo cargo, mas quando sujeitos a “Cabeça” e cheios dos fluidos vitais, cada um trabalha incessantemente e harmoniosamente para o bem do todo. Esta é a unidade, e esta é a figura usada pelo Espírito para ilustrar o pensamento de Deus para Seus santos na terra: eles são realmente um só corpo, “ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular” (1 Coríntios 12:27). É para frustrar e destruir a expressão prática dessa unidade que o diabo usa suas energias. E nada serve melhor ao seu propósito do que as regras e regulamentos que os homens fazem, pois reduzem a bela variedade que a sabedoria de Deus produz para um nível duplamente morto.

Essa unidade não é apenas uma bela teoria, um ideal a ser admirado por nós e depois posto de lado como impraticável e impossível; é um fato que deve nos governar, e nos encher com um desejo sincero de manter nossa separação das coisas más que nos cercam, e seguir as grandiosas e verdadeiras realidades que são a porção comum de todos os santos, e buscar a bênção e abundância de todos, que isso possa ser uma expressão prática através de nós.

J. T. Mawson