A maldição

“Adão não foi enganado”. Quando Adão transgrediu e tomou o fruto proibido, ele fez isso com seus olhos abertos, sabendo o que estava fazendo. Não foi assim com Eva; ela foi absolutamente enganada nesse caso. Sendo fraco por conta de sua afeição, Adão se identificou com o pecado de sua esposa, e, por conseguinte, com as consequências do pecado dela. Como figura, isso fala de Cristo, que entendeu plenamente as consequências de Se identificar com nosso pecado, mas Ele fez isso por causa de Sua afeição por nós (Romanos 5:14; Efésios 5:25). Aquilo que o primeiro Adão fez por meio de fraqueza e pecado, o Último Adão fez em amor e graça. Cristo amou Sua futura noiva enganada e culpada e voluntariamente Se identificou com o pecado dela, e, assim, levou o pecado dela sobre Si (sem ter Ele mesmo qualquer pecado) a fim de redimi-la. (The Synopsis of the Books of the Bible).

A maldição

“E a Adão disse:…  maldita é a terra por causa de ti” (Gênesis 3:17).

“Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da Lei” (Gálatas 3:10).

“Cristo nos redimiu da maldição da lei, sendo feito maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3:13).

A lei do Antigo Testamento só podia condenar e mostrar quão longe a raça humana estava em relação ao padrão de santidade de Deus. A última palavra do Antigo Testamento é “maldição” (Malaquias 4:6).

No entanto, na cruz, Cristo levou a maldição do pecado para que nunca tivéssemos que suportá-lo. “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pedro 2:24). Hoje, em vez de maldição, temos bênçãos. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1:3).

*Que paisagem a Bíblia apresenta diante de nós, ela começa com “No princípio, Deus” (Pai, Filho e Espírito Santo apenas), mostra a queda e a maldição decorrente dela, uma humanidade mergulhada no Pecado, esta triste condição sendo lavada no sangue derramado do Cordeiro e disponível para todo aquele que crê no nome do unigênito Filho de Deus e o Novo Testamento termina com “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo” “com todos os Seus santos” (Apocalipse 22:21).

Graças a Deus por isso!

Baseado nos escritos de Jim Hyland


*incluído pelo tradutor