Zombavam dele

Então subiu [Eliseu] dali a Betel; e… uns meninos saíram…, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se… os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.” (2 Reis 2:23-24)

Nossa última meditação sobre Eliseu foi em 7 de novembro, e divagamos um pouco nos últimos dias. Vamos retornar a Eliseu hoje. Estávamos dizendo que seu caráter e seus milagres eram de graça, em contraste com a lei que caracterizava Elias. No entanto, vemos pelos versículos de hoje que a graça desprezada traz julgamento.

Eliseu tinha sido gracioso com aqueles em Jericó, mas aqui em Betel crianças pequenas saíram e zombaram dele. Aqueles que viviam em Betel evidentemente ouviram de como Elias tinha subido ao céu, e essas crianças estavam dizendo a Eliseu para subir também. Provavelmente tinham ouvido esse tipo de conversa na casa de seus pais, pois é improvável que essas criancinhas tenham inventado isso por elas mesmas. As pessoas não gostavam de Elias, pois ele lhes dizia o quanto estavam erradas por adorar ídolos em vez do Deus verdadeiro. Muitas pessoas em Israel provavelmente ficaram bravas quando tiveram que suportar três anos sem chuva, e ficaram felizes em vê-lo partir. Agora que Eliseu havia tomado seu lugar, eles também queriam que ele fosse embora.

Eliseu era um homem de graça, e Deus é um Deus de graça, mas zombar disso é muito sério. Elias havia sido um homem fiel, e Deus levá-lo ao céu por um redemoinho foi um milagre que mostrou a honra que Deus colocou sobre ele. Para outros zombarem disso, e dizerem a Eliseu para ir embora também, era desprezar a graça de Deus. O terrível julgamento que resultou mostrou ao povo de Israel o que o Senhor faria com aqueles que ousassem zombar de Sua graça.

É o mesmo hoje. É o tempo da graça de Deus, e Ele “… quer que todos os homens se salvem” (1 Timóteo 2:4). Mas se os homens hoje desprezarem a graça de Deus, então não há nada além de julgamento para eles. A graça de Deus não cancela Seu julgamento, e aqueles que rejeitarem o Senhor Jesus sofrerão uma terrível punição do Senhor.

Bill Prost