Visões de Deus

“E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.” (Ezequiel 1:1).

Ezequiel é outro livro difícil da Bíblia, que os cristãos às vezes não se dão ao trabalho de ler por ser difícil de entender. No entanto, assim como o livro de Jeremias, ele contém algumas coisas maravilhosas. Se você gosta de datas, ficará interessado em saber que o livro começa no “quinto ano do cativeiro do rei Jeoiaquim”, por volta de 595 a.C.

Ezequiel, ao contrário de muitos outros profetas, foi levado cativo pelos babilônios sob o comando de Nabucodonosor e levado para a Babilônia. O rio Quebar mencionado provavelmente não era um rio de verdade, mas sim um canal construído por Nabucodonosor, que ligava os rios Tigre e Eufrates. Alguns judeus estavam provavelmente envolvidos na escavação desse canal, e foi assim que Ezequiel se viu às margens dele. Então algo maravilhoso aconteceu: o Senhor abriu os céus, e Ezequiel recebeu visões do Senhor. Como Jeremias, ele profetizou contra Israel por todos os pecados que haviam cometido, mas também fala de bênçãos maravilhosas para o futuro, quando eles retornarem ao Senhor.

Há uma série de coisas especiais que o Senhor deu a Ezequiel para nos contar. Por exemplo, no capítulo 28, temos uma descrição do orgulho do rei de Tiro nos versículos 11 a 19. Mas este também é um relato da queda de Satanás, que deve ter ocorrido antes mesmo da criação do Jardim do Éden.

Além disso, nos capítulos 38 e 39, temos o futuro da Rússia diante de nós, e como eles serão completamente derrotados pelo Senhor, quando tentarem atacar Israel em um dia vindouro. Não encontramos isso em nenhum outro lugar da Bíblia.

No final do livro, nos capítulos 40 a 48, há uma descrição do templo do Senhor em Jerusalém no milênio. É bastante complexo, e mesmo as mentes mais brilhantes entre os cristãos às vezes têm dificuldade em entender como será. Mas é muito interessante de ler. Assim como no livro de Jeremias, eu o encorajo a ler Ezequiel, mesmo que não consiga entendê-lo completamente. Você aprenderá algo com ele e será ajudado pela leitura.

Bill Prost