Viés de confirmação

“Então chegaram… e todo o povo… e disseram a Jeremias, o profeta… roga ao Senhor teu Deus, por nós… para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer” (Jeremias 42:1-3).

“E sucedeu que, acabando Jeremias de falar a todo o povo todas as palavras do Senhor seu Deus… então falaram… todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou” (Jeremias 43:1-2).

Depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou Judá, os que restaram na terra procuraram Jeremias, pedindo que ele orasse ao Senhor e dissesse o que o Senhor queria que eles fizessem. Jeremias prontamente lhes transmitiu a vontade do Senhor: que não descessem ao Egito.

No entanto, o povo já havia decidido ir para o Egito e, é claro, esperava que Jeremias dissesse o mesmo. Mas quando ele lhes disse que o Senhor havia dito para não irem, eles simplesmente afirmaram que Jeremias estava mentindo e que o que ele dissera não era a vontade do Senhor. Então seguiram com sua decisão de ir ao Egito.

É muito triste quando colocamos nossa própria vontade contra a de Deus e estamos determinados a seguir nosso próprio caminho. Isso nunca resulta em bênção para nossas vidas.

Bill Prost