Velho homem

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6:6).

O versículo de hoje é muito importante, pois sabemos que, embora o sangue de Cristo lave nossos pecados para sempre, ainda temos a natureza pecaminosa que os comete. A Bíblia frequentemente se refere a isso como “a carne”. Deus perdoa pecados, mas nunca perdoa nossa velha natureza pecaminosa. Ela nunca pode ser melhorada e não merece nada além da morte.

No entanto, em Sua obra na cruz, o Senhor Jesus tornou possível que permitíssemos que a nova natureza agisse, em vez da velha natureza pecaminosa. Em Sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus morreu para o pecado, e Deus viu o fim do que todos nós éramos como filhos de Adão. Agora pertencemos a uma nova Cabeça — o Senhor Jesus.

O batismo está conectado a isso, pois quando somos batizados, entramos na água e depois subimos novamente. Dessa forma, nos identificamos com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, e admitimos que nossa natureza pecaminosa não merece nada além da morte.

Isso pode parecer um pouco complicado no começo, mas se você ler o capítulo 6 de Romanos, verá como o apóstolo Paulo explica. Deus considera o nosso “velho homem” — o que éramos como filhos de Adão — como tendo morrido com Cristo. Agora, na ressurreição, temos uma nova vida em Cristo.

No entanto, alguns de vocês dirão: “Mas eu ainda tenho a velha natureza pecaminosa!” O que eu faço agora? Amanhã veremos o que fazer.

Bill Prost