Uvas bravas

“Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?” (Isaías 5:4)

Quando eu estava crescendo, havia um irmão mais velho que costumava nos dizer que esse versículo era o “versículo-chave” de todo o Antigo Testamento. O que ele quis dizer? Ele quis dizer que esse versículo resumia todas as relações de Deus com o homem no Antigo Testamento. Deixe-me explicar.

Em todo o Antigo Testamento, Deus estava testando o homem, para ver se havia algo de bom nele, em sua condição natural pecaminosa. Ele testou o homem de várias maneiras, e não importa o que o Senhor fizesse, o homem sempre falhava. Não adiantava; ele era uma criatura pecadora, e nada de bom poderia sair dele. Claro que o Senhor sabia de antemão que o homem pecador não poderia fazer nada de bom para Ele, mas Deus fez esse teste para provar ao homem que ele era completamente pecador.

No Antigo Testamento, a nação de Israel sempre foi vista como a vinha de Deus. Talvez você tenha visto uma vinha com uvas crescendo em fileiras. Como eu já disse antes, eu cresci em uma fazenda de frutas, e nós cultivávamos uvas. As videiras tinham sido enxertadas corretamente, e nós as cultivávamos, colocávamos adubo nelas e podávamos. Elas sempre produziam bons cachos de uvas.

No entanto, nos espaços entre as cercas dos campos daquela fazenda havia uvas bravas. Você podia comê-las, mas elas eram muito pequenas e um tanto azedas. Ninguém jamais as compraria em um mercado, e nós as deixávamos para os animais selvagens comerem.

Você pode imaginar o quão chateados ficaríamos se tivéssemos cultivado, fertilizado e podado nossas boas videiras em nosso vinhedo, e então descobríssemos que elas produziam apenas uvas bravas! Nós nos perguntaríamos o que aconteceu, mas foi isso que Deus disse sobre todos os Seus testes do homem. O Senhor fez todo o possível para dar ao homem pecador uma chance de produzir algo bom para Ele, mas nada funcionou. O homem produziu apenas uvas bravas.

Só há uma maneira de produzirmos algo bom para Deus, e essa é ter uma nova vida em Cristo. Para nos dar essa nova vida, o Senhor Jesus teve que vir e morrer na cruz. Agora, Ele quer dar uma nova vida a quem vier a Ele.

Bill Prost