
“Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, será imundo por causa do seu fluxo.” (Levítico 15:2).
“Esta é a lei, quando morrer algum homem em alguma tenda, todo aquele que entrar naquela tenda, e todo aquele que nela estiver, será imundo sete dias.” (Números 19:14).
Nós, que estamos vivos hoje, estamos muito familiarizados com germes e vírus e sabemos como eles funcionam. Enquanto escrevo isto, estamos no meio da pandemia de Covid-19 e sabemos a facilidade com que esse vírus se espalhou pelo mundo inteiro. No entanto, o homem conhece germes há menos de 150 anos. Antes disso, as pessoas não entendiam como as doenças se espalhavam, e muitas infecções eram transmitidas de uma pessoa para outra devido à falta de cuidado na forma como os doentes eram tratados. Antes que o homem entendesse sobre germes, os cirurgiões operavam frequentemente as pessoas sem sequer lavar as mãos ou usar instrumentos limpos. Como você pode imaginar, a taxa de infecção após a cirurgia era muito alta.
No entanto, o Senhor conhecia os germes e deu ao Seu povo, Israel, instruções muito boas sobre como tratar os doentes para que a doença não se espalhasse. Vemos em nosso primeiro versículo que se um homem tivesse um “fluxo” na carne, ele era impuro. Um fluxo era simplesmente uma ferida que expelia pus, ou algo assim. Se você ler Levítico 15 até o final do versículo 13, verá todas as restrições impostas a alguém com uma ferida como essa, para que a infecção não se espalhasse para outros.
Além disso, sempre que um homem morria numa tenda, tudo o que estivesse na tenda e todos os que entrassem na tenda ficavam impuros. O homem podia não ter morrido de uma doença infecciosa, mas as pessoas não deviam correr riscos. Qualquer coisa na tenda, ou qualquer pessoa que entrasse enquanto o morto estivesse lá, ficava impura por uma semana inteira. Tinham que ficar separados das outras pessoas e depois ser purificados com água corrente antes de poderem voltar e socializar com outras pessoas novamente.
Talvez você tenha ficado chateado com algumas das restrições que o governo nos impôs durante esta pandemia de Covid, mas vemos em nossos versículos que o próprio Senhor impôs restrições aos israelitas para impedir a propagação de doenças. Ele conhecia germes e vírus, mesmo que o homem ainda não os tivesse descoberto, e deu boas instruções ao Seu povo.
Bill Prost
