
“Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.” (João 18:10).
“E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22:51).
Aqui está outra história sobre uma orelha que vale a pena mencionar. O sumo sacerdote e os fariseus enviaram um grupo de homens para prender o Senhor Jesus, e Judas, um dos discípulos do Senhor, traiu seu Mestre. Por uma quantia em dinheiro, ele prometeu levar os soldados até onde sabia que o Senhor Jesus estaria.
Quando os soldados chegaram, Pedro estava pronto para defender seu Mestre. Ele tinha uma espada e a usou contra um servo do sumo sacerdote. Ele acabou cortando a orelha direita, mas Pedro provavelmente estava mirando em algo mais do que a orelha! Provavelmente estava mirando na cabeça, mas como o homem provavelmente se esquivou, a espada cortou apenas a orelha. A Bíblia até nos diz o nome do homem — Malco. Por que ela nos dá esses detalhes?
Acredito que seja porque há uma lição moral para nós aqui. Podemos não cortar a orelha de alguém com uma espada ou uma faca, mas se tratarmos as pessoas com grosseria ou usarmos linguagem áspera com elas, é provável que não ouçam o Evangelho depois. Nesse sentido, cortamos a orelha delas. É fácil fazer isso quando alguém nos trata mal. Nesse caso, o servo do sumo sacerdote estava vindo prender o Senhor Jesus e Pedro sentiu que deveria lutar contra aqueles homens maus. Mas ele não percebeu que tudo estava no plano de Deus e que ele não deveria resistir.
Observe como o Senhor Jesus lidou com a situação. Ele ordenou que Pedro parasse, e então curou a orelha do servo. Que graça maravilhosa! Tenho certeza de que Malco nunca se esqueceu disso. Se ele chegou a ser salvo, não sabemos, pois nunca mais ouvimos falar dele na Bíblia. Mas o Senhor Jesus lhe demonstrou amor e graça, mesmo quando estava vindo para lhe fazer mal. Certamente tudo isso o teria preparado para ouvir o evangelho.
Bill Prost
