Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Timóteo 4:16).

Parece que inventamos uma nova palavra nos últimos trinta ou quarenta anos — a palavra “priorizar”. É uma palavra que eu não ouvia quando era jovem. A palavra pode ter existido naquela época, mas nunca a usamos. Por que é tão comum hoje em dia? É porque o ritmo da vida acelerou rapidamente nos últimos anos, e tudo se tornou mais complicado. Como resultado, temos que decidir o que é importante em nossas vidas, e como diz o ditado, “Priorize o mais importante”. Às vezes é difícil decidir o que é mais importante, pois mesmo quando somos jovens, há muitas demandas a fazer. Vivemos em um mundo agitado e temos que ter cuidado com a forma de como usamos nosso tempo.

Suponha que você tivesse algumas pedras grandes, algumas pedras menores, alguns cascalhos e um pouco de areia, e lhe dissessem para colocá-los todos em um jarro grande. Você começaria com a areia e os cascalhos? Não, você começaria com as pedras maiores, depois adicionaria as pedras menores, depois os cascalhos e, finalmente, a areia. Dessa forma, todos eles se encaixariam. É o mesmo em nossas vidas cristãs; devemos começar com as coisas mais importantes primeiro.

Aqui em nosso versículo encontramos algumas coisas que precisam ser colocadas em sua devida ordem. Primeiro de tudo, o apóstolo Paulo diz a Timóteo para ter cuidado de si mesmo e da doutrina ou ensino. Isso é muito importante, pois não podemos ajudar outra pessoa a menos que tenhamos certeza de que nosso próprio estado de alma está correto. O Senhor Jesus disse às pessoas quando estava na Terra: “E por que reparas tu no argueiro (cisco) que está no olho do teu irmão, e não vês a trave (grande madeira) que está no teu olho?… Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mateus 7:3,5). Devemos cuidar de nossa própria caminhada cristã e aplicar o ensino da Palavra de Deus a nós mesmos, antes de podermos ajudar os outros com problemas em suas vidas.

Então devemos perseverar “nestas coisas”. É fácil, às vezes, sentir um impulso de energia em coisas espirituais, mas às vezes é apenas energia humana, não há energia do Espírito de Deus. A energia humana nunca durará, mas se realmente queremos agradar ao Senhor, Ele nos dará força e ajuda para perseverar. A consistência piedosa em nossa vida é o mais importante. Tiago nos diz que “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8). Isso está falando sobre uma pessoa que quer agradar ao Senhor às vezes, mas decide ceder um pouco à sua velha natureza pecaminosa também. Esse tipo de cristão vai e volta entre fazer a vontade do Senhor e fazer a sua própria vontade. É difícil ter confiança em alguém assim.

Finalmente, se tivermos priorizado essas coisas corretamente, não salvaremos apenas a nós mesmos, mas também outros que podemos influenciar. Isso não significa salvar a nós mesmos no sentido de nossa salvação da culpa de nossos pecados, mas sim ser salvos do poder do pecado em nossas vidas cristãs. Significa ser salvo de uma vida desperdiçada e das tentações deste mundo. Todos nós temos um efeito sobre os outros; sejamos uma influência para o bem em outros cristãos!

Bill Prost