“… porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.” (Lucas 8:18).
Este versículo é tão importante que o Senhor o repete na Bíblia, com pequenas diferenças, cinco vezes. Veja se consegue encontrar as outras quatro vezes em que ele é usado. Duas estão em Mateus, uma em Marcos e mais uma em Lucas. Deixe-me explicar o que este versículo significa.
Como cristãos, quando ouvimos algo da Palavra de Deus, ou talvez lemos por nós mesmos, estamos entre aqueles que possuem essa verdade particular. Nós a aprendemos, então surge a pergunta: O que fazemos com ela? Estamos dispostos a praticá-la em nossas vidas, ou é apenas algo interessante que lemos? Na linguagem da Bíblia, não temos verdadeiramente algo a menos que o tenhamos colocado em prática em nossa vida. Podemos ter isso em mente, mas não o temos verdadeiramente a menos que se torne parte de nós, e vivamos a verdade disso.
Quando andamos na verdade que aprendemos, então o Senhor nos dá mais. É assim que crescemos como cristãos. É isso que significa quando diz: “porque a qualquer que tiver lhe será dado”. Mas Deus não nos dá mais se não praticarmos o que já temos.
Mas suponha que aprendemos algo, mas decidimos que não queremos fazê-lo. O Senhor nos diz que “até o que parece ter lhe será tirado”. Deus não nos permitirá carregar a verdade em nossa mente sem andar nela. Deus diz que apenas “parecemos” tê-la, se a tivermos apenas em nossas mentes. Se não andarmos nela, a perderemos.
É algo sério perder o que ouvimos ou lemos, mas é isso que vai acontecer se não praticarmos. O Senhor valoriza nossa obediência e, como eu disse, repete esse versículo cinco vezes em Sua Palavra para enfatizar a verdade que ele contém.
Bill Prost