“… portai-vos varonilmente, sede fortes. Todas as vossas obras sejam feitas em amor.” (1 Coríntios 16:13-14 AIB).
Como mencionei ontem, a palestra de hoje é principalmente para homens jovens, embora as mulheres jovens também possam lê-la.
No mundo ocidental de hoje, os jovens ficam geralmente confusos sobre o que devem fazer e como devem agir. Mesmo nós, homens mais velhos, às vezes não sabemos o que devemos fazer. Deixe-me dar uma ilustração. Alguns anos atrás, eu estava em um aeroporto e fui até um elevador. Tive que esperar um ou dois minutos por ele, e enquanto isso várias mulheres mais jovens também se aproximaram. Quando o elevador chegou, imediatamente recuei para permitir que as mulheres entrassem primeiro. Mas, em vez de entrar, elas ficaram paradas, até que finalmente fui obrigado a entrar. Elas entraram atrás de mim, e então uma delas imediatamente me perguntou se eu estava bem. Ela evidentemente pensou que havia algo clinicamente errado comigo por eu esperar ali e não ter entrado na frente delas. (Não entrei em uma explicação, mas simplesmente assegurei a ela que estava perfeitamente bem.)
Em nossos versículos de hoje, o apóstolo Paulo está falando à assembleia de Corinto, mas seu conselho é muito bom para nós, homens, hoje. Ele diz a eles para serem fortes, mas fazerem tudo com amor. Que boa combinação! Quando os homens falam sobre ser forte, às vezes eles querem dizer ser “machão”. Isso significa simplesmente ser durão, talvez até mesmo malvado e agressivo, e com uma atitude dominadora em relação às mulheres. Nunca achamos que essa seja uma atitude masculina adequada na Bíblia.
Em vez disso, o Senhor quer que os homens tomem o lugar da liderança de uma forma protetora e útil, e tratem as mulheres com amor e respeito. Apesar das atitudes erradas que prevalecem no mundo ocidental hoje, a maioria das mulheres responderá a esse caráter em um homem. No entanto, como Paulo aponta, essa força e liderança devem ser temperadas com amor. Uma atitude autoritária e arrogante não funcionará; esse não é o caráter que Deus quer nos homens.
É importante que os jovens cristãos desenvolvam esse tipo de liderança e amor. Infelizmente, isso está faltando no mundo de hoje, e se os homens agissem como deveriam, acredito que as mulheres responderiam a isso. (Naquele elevador, elas não responderam; elas estavam evidentemente acostumadas a serem tratadas como homens.) Que o Senhor nos ajude nestes últimos dias a andar na sabedoria de Sua Palavra, e não na sabedoria deste mundo.
Bill Prost