Sede agradecidos

“E a paz de Deus… domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15).

A Bíblia nos diz que uma das descrições dos últimos dias (os dias em que estamos vivendo agora), é que os homens serão “ingratos” (2 Timóteo 3:2). É triste dizer, mas é muito fácil simplesmente pegar as coisas boas que Deus nos dá, sem ser grato por elas.

Mais de 150 anos atrás, havia um navio a vapor chamado “Lady Elgin” que frequentemente levava passageiros para passeios no Lago Michigan, nos EUA. Pouco antes da meia-noite de 7 de setembro de 1860, o navio partiu de Chicago, com destino à cidade de Milwaukee, com 400 pessoas a bordo. Eles aproveitaram o passeio do dia em Chicago e estavam voltando para casa. Mas naquela noite uma terrível tempestade surgiu no lago, e a visibilidade era muito ruim. Por volta das 2h30 da manhã de 8 de setembro, o Lady Elgin foi atingido por outro navio e começou a afundar muito rapidamente.

Quando a notícia se espalhou, vários jovens na praia, que eram estudantes da vizinha Northwestern University em Evanston, Illinois, viram o que estava acontecendo. Eles começaram a ajudar a resgatar passageiros que estavam na água, mas que não conseguiam passar pelas ondas para chegar à praia. Muitos desses jovens eram verdadeiros heróis, mas um nome se destaca — o de Edward Spencer, que era aluno do Garrett Biblical Institute. Ele era um bom nadador e, por causa de sua persistência e coragem, conseguiu levar dezessete pessoas para um lugar seguro. É triste dizer que menos de 100 dos 400 passageiros do Lady Elgin foram salvos, pois a tempestade era muito forte e a correnteza muito forte.

Embora fosse um bom nadador, Ed Spencer não era super forte, e o esforço de salvar todas essas pessoas arruinou sua saúde. Ele sobreviveu, se casou e teve filhos, mas nunca recuperou sua saúde e força anteriores. Alguns anos depois, um homem que viajava para o oeste dos EUA descobriu por acidente que Ed Spencer estava morando em Phoenix, Arizona, e o visitou. No decorrer da conversa, o visitante disse a ele: “Ed, certamente foi uma grande coisa que você fez naquela noite, muitos anos atrás. Sei que lhe custou muito, pois você nunca recuperou sua saúde, mas tenho certeza de que aqueles que você resgatou se lembram de você e lhe dão alguma ajuda de vez em quando.” Lentamente, e com lágrimas escorrendo pelo rosto, Ed respondeu: “Ninguém nunca voltou e nem mesmo disse obrigado.”

Talvez você e eu estejamos horrorizados com a ingratidão daqueles cujas vidas foram pagas com a saúde de Ed Spencer, mas se conhecemos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, já paramos para agradecer a Ele pelo que Ele fez? Ed Spencer perdeu a saúde, mas o Senhor Jesus sofreu mais do que qualquer um poderia sofrer, e então deu Sua vida por nós, a fim de pagar a pena por nossos pecados.

Quando o Senhor Jesus limpou dez leprosos (Lucas 17:11-19), apenas um voltou para dizer “obrigado”, e o Senhor Jesus sentiu que apenas um em cada dez voltou. Ele sente isso hoje se aceitarmos Seu presente gratuito de salvação, e não tirarmos um tempo para agradecê-Lo.

Bill Prost