Se assenta a tomar conselho

“Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores [mensageiros], e pede condições de paz.” (Lucas 14:31-32).

O mundo conheceu tempos de paz, quando era possível construir, mas também conheceu tempos de guerra, quando alguém atacava e tentava tirar o que eles haviam construído. Como em nossos versos de hoje, às vezes os exércitos não eram iguais, e então o rei com o menor exército podia tentar negociar um tratado de paz, em vez de ir para a guerra.

Pode ser assim também em nossa vida cristã. Podemos ser diligentes na leitura, oração e nos edificar “em nossa santíssima fé”, então Satanás vem para nos atacar. Ele é como o rei com vinte mil soldados, e nós somos como o rei com apenas dez mil. Ele é mais forte do que nós, e podemos ser tentados a fazer as pazes com ele, em vez de resistir a ele. Mas se queremos um tratado de paz, é sempre a pessoa mais forte que dita os termos do tratado de paz, e Satanás não é diferente. Ele nos prometerá uma vida mais fácil neste mundo, mas nos forçará a desistir de coisas que são muito importantes para nós como cristãos. É triste dizer, mas muitos crentes estão fazendo isso hoje, para ter uma vida mais fácil. Então, perdemos espiritualmente, mesmo que nossa vida possa ser mais fácil.

Qual é então a resposta, se Satanás é mais forte do que nós? Como venceremos a batalha? Devemos pedir ajuda ao Senhor, pois Ele já derrotou Satanás na cruz, e Satanás sabe disso. Por esta razão, Tiago nos diz: “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Se tentarmos lutar com Satanás em nossa própria força, ele sempre vencerá, mas se formos para a batalha com a força do Senhor, sempre venceremos. Ainda podemos ter dificuldades neste mundo, pois o mundo rejeitou o Senhor Jesus. Mas teremos a alegria em nossas almas de andar com o Senhor e honrá-lo.

Bill Prost