
“Santifica-os na Tua verdade; a Tua palavra é a verdade.” (João 17:17).
A palavra “santificar” significa separar, e falaremos um pouco mais sobre ela amanhã. Mas significa simplesmente que algo é separado de outras coisas. Por exemplo, às vezes temos pratos sujos que foram usados à mesa e pratos limpos que não foram usados. Mantemos os pratos limpos separados dos sujos, pois não queremos que os limpos fiquem sujos.
A Palavra de Deus nos santifica como cristãos, pois nos diz como permanecer separados deste mundo, para não sermos contaminados por ele. Devemos viver e nos mover neste mundo, mas não devemos fazer parte dele moral e espiritualmente. Novamente, falaremos mais sobre isso amanhã.
No entanto, é algo precioso perceber que a Palavra de Deus é a verdade. Ela nos dá a verdade sobre todos os assuntos morais e espirituais, segundo a mente de Deus. É maravilhoso ter essa Palavra em nossas mãos, em nossa própria língua, mas também é algo sério. Se temos a Palavra de Deus, ela nos foi dada diretamente pelo próprio Deus, e somos responsáveis por prestar atenção a ela. Se ela nos dá a verdade sobre todos os assuntos morais e espirituais, então somos responsáveis por viver e andar nessa verdade. Se conhecemos o Senhor Jesus como nosso Salvador, temos uma nova vida que deseja fazer isso, mas ainda temos uma velha natureza pecaminosa que se rebela contra isso. Às vezes, quando lemos a verdade de Deus, nossa velha natureza pecaminosa não gosta dela, e então tentamos racionalizar para contorná-la, porque não queremos obedecê-la.
Mas aqui neste versículo, o Senhor Jesus estava orando por nós, pedindo a Deus Pai que nos separasse por meio da verdade, que se encontra na Palavra de Deus. Como já observamos nestas meditações, andar na verdade e em comunhão com o Senhor é uma maneira feliz de viver.
Bill Prost
