Sansão clamou ao SENHOR

“E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.” (Juízes 16:22).

“Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse… fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.” (Juízes 16:28).

“… e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.” (Juízes 16:30).

Quando Sansão estava na prisão, seu cabelo começou a crescer novamente. Este é um retrato da restauração de sua alma, pois parece que Sansão percebeu que havia falhado em ser um verdadeiro nazireu. Se você e eu falharmos em ser totalmente devotados ao Senhor, podemos sofrer por isso, como Sansão sofreu. Mas o Senhor é gracioso, e Sansão começa a recuperar um pouco de sua força.

Algum tempo depois, os filisteus deram uma grande festa e ofereceram sacrifícios ao seu falso deus, Dagom. Havia milhares deles, todos reunidos para honrar seu deus. Eles o louvaram, pois disseram que fora Dagom quem os havia permitido capturar Sansão e humilhá-lo. Então, pediram que Sansão fosse levado à grande arena onde estavam reunidos, para que pudessem zombar dele. Aparentemente, colocaram Sansão entre duas das grandes colunas que sustentavam a arena.

O Senhor iria mostrar aos filisteus quem era o verdadeiro Deus. Fora o Senhor quem permitira que o pobre Sansão fosse capturado, mas não permitiria que os filisteus dissessem que fora o poder do seu falso deus que fizera aquilo. Quando Sansão orou ao Senhor, Ele o fortaleceu tanto que ele quebrou as duas colunas principais do lugar, e, claro, o lugar caiu, matando milhares de pessoas. Mas Sansão também morreu.

Mais uma vez, tudo isso serve de lição para nós. O Senhor provou que era o Deus verdadeiro, mas Sansão também morreu, e provavelmente ainda era jovem. No entanto, é interessante notar que ele matou mais filisteus quando morreu do que em toda a sua vida anterior. Seu fim foi melhor do que toda a sua vida, pois o Senhor foi gracioso com ele. Mas foi um fim triste. Ele poderia ter levado uma vida muito mais vitoriosa se tivesse sido obediente.

Bill Prost