Salvo – Parte 1

… Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo…” (Atos 16:31).

“… pode também salvar perfeitamente [completamente] os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:25).

“… a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Romanos 13:11).

Aqui temos três versículos que falam sobre ser salvo, mas quando os lemos, eles parecem um pouco confusos. Deixe-me ilustrar com uma história. Muitos anos atrás, uma jovem, de cerca de dezoito anos, tinha acabado de receber o Senhor Jesus como seu Salvador. Ela estava tão feliz que queria contar a todos sobre isso. Poucos dias depois, um homem cristão mais velho veio visitá-la em casa e, como ela não o conhecia antes, ela imediatamente perguntou se ele era salvo. Ele lhe deu uma resposta incomum, pois disse: “Sim, eu fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo”. Naturalmente, a garota ficou um pouco confusa com essa resposta e perguntou o que ele queria dizer.

Ele então começou a explicar a ela que a salvação é falada de três maneiras diferentes na Palavra de Deus, e que é importante entender a diferença entre elas. Primeiro de tudo, quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, a Bíblia nos diz claramente que somos salvos. Nosso primeiro versículo de hoje é muito claro sobre isso, e nunca precisa ser repetido. Quando somos salvos uma vez do julgamento de nossos pecados, somos salvos para sempre.

No entanto, em nosso segundo versículo de hoje, outra maneira de ser salvo é apresentada a nós. Ele diz que o Senhor Jesus é capaz de salvá-los completamente, porque Ele “vive sempre para interceder por eles”. Isso não está falando de salvação eterna do juízo de nossos pecados, mas sim de ser salvo do poder do pecado em nossas vidas. Embora sejamos verdadeiramente salvos, todos sabemos que ainda temos a velha natureza pecaminosa dentro de nós. Ainda somos capazes de pecar, embora agora tenhamos uma nova vida em Cristo.

Mas Deus não quer que continuemos a pecar. O apóstolo Paulo podia dizer aos romanos: “Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?” (Romanos 6:1). Quando o Senhor Jesus morreu, a Bíblia nos diz que Ele “morreu para o pecado” (Romanos 6:10). Ele morreu e ressuscitou, e essa é uma imagem de como nós também morremos para o pecado. Nós deixamos a velha natureza pecaminosa para trás, e agora pertencemos a Cristo. Ele quer que a nova natureza se manifeste em nossas vidas.

Ainda seremos tentados a pecar, e é triste dizer, às vezes podemos pecar. Mas Deus quer nos impedir disso, e pela intercessão do Senhor Jesus no céu, estamos “sendo salvos” do poder do pecado todos os dias. Você pode ter que pensar um pouco sobre isso, pois é difícil entender no começo, mas é muito importante compreender. Muitos queridos crentes não entendem a libertação do poder do pecado e não levam vidas vitoriosas. Mas o Senhor quer que façamos isso, e o Senhor Jesus está lá para nos ajudar.

Amanhã falaremos um pouco sobre a última maneira de ser salvo.

Bill Prost