“Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus… Porém ele não multiplicará para si cavalos… Tampouco para si multiplicará mulheres… nem prata nem ouro multiplicará muito para si” (Deuteronômio 17:15-17).
“Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros… E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras” (1 Reis 10:26-27).
“E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas…” (1 Reis 11:3).
A lei deixava bem claro que havia três coisas que um rei de Israel não deveria fazer. Ele não deveria multiplicar cavalos para si mesmo, nem deveria multiplicar esposas para si mesmo. Finalmente, ele não deveria multiplicar muita prata nem ouro. No entanto, Salomão fez todas essas três coisas.
Sabemos que Salomão realmente queria agradar ao Senhor quando se tornou rei. Quando o Senhor lhe perguntou o que ele queria, Salomão pediu sabedoria para poder governar o povo corretamente. Deus disse que, porque ele pediu sabedoria, Ele também lhe daria riquezas e honra. Parece que quando tudo isso veio com Salomão, ele esqueceu rapidamente o que estava escrito na lei e desobedeceu a todos os três mandamentos.
Ele não deveria multiplicar cavalos para si, pois naqueles dias, cavalos eram a força do exército. Salomão acabou com um grande exército, mas o Senhor queria que ele confiasse Nele, não no tamanho do seu exército.
Ele não deveria multiplicar prata e ouro, pois não havia necessidade disso. Sim, havia bastante ouro disponível para construir o templo, e isso estava certo. Mas depois, Salomão conseguiu tanto ouro quanto pôde, só para tê-lo por perto. Seu coração estava na prata e no ouro, não no Senhor.
Finalmente, ele não deveria multiplicar esposas para si mesmo. No entanto, Salomão realmente tinha setecentas esposas e trezentas outras mulheres além delas. Você consegue imaginar um homem com setecentas esposas? Como diríamos hoje, isso é surreal! Ele nos diz que quando Salomão estava velho, suas esposas “perverteram o coração para seguir outros deuses” (1 Reis 11:4). Ele havia se casado com muitas mulheres que vinham de origens pagãs, e elas adoravam ídolos. Suas afeições eram divididas, e ele não seguia o Senhor como Davi, seu pai. Ele pensou que poderia encontrar felicidade com muitas esposas, mas não funcionou.
Salomão pensou que sabia mais que o Senhor e decidiu desobedecer aos mandamentos do Senhor. Ele descobriu que o Senhor estava certo, e isso deveria ser uma lição para nós. Obediência e felicidade andam juntas.
Bill Prost