“E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus. Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus” (1 Samuel 13:3-4).
Saul era o rei de Israel, mas não tinha energia espiritual para sair e lutar contra os filisteus. Mas quando seu filho Jônatas fez isso, Saul assumiu o crédito. Este tem sido um padrão do coração pecaminoso do homem ao longo de toda a sua história. Todos vocês já ouviram falar de Alexander Graham Bell, que inventou o telefone. Mas depois que ele patenteou sua invenção, muitas outras pessoas tentaram receber o crédito por ela e ganhar dinheiro com ela. Sua patente foi contestada mais do que qualquer outra patente anterior na história dos Estados Unidos.
Esse tipo de coisa ocorre até entre cristãos e é uma verdadeira desonra ao Senhor. Não sejamos culpados de fazê-lo; estejamos prontos para elogiar os outros pelo que fizeram pelo Senhor, em vez de tentar levar o crédito para nós mesmos. Contudo, se outra pessoa receber o crédito por algo que fazemos, o que devemos fazer? Deveríamos ignorá-lo, pois se realmente fizemos isso para o Senhor, podemos ter certeza de que Ele tem o registro certo. No tribunal de Cristo, Ele saberá quem recompensar da maneira certa.
Bill Prost