“Fazei, pois, umas imagens… dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra” (1 Samuel 6:5).
Quando Israel pecou contra o Senhor, o Senhor permitiu que a arca da aliança fosse capturada pelos filisteus. Mas então os filisteus atribuíram a vitória ao seu deus pagão Dagom, e por causa disso, o Senhor permitiu que uma praga de ratos invadisse a terra dos filisteus.
Os ratos se multiplicam muito rapidamente. Uma fêmea pode produzir uma nova ninhada a cada 3-4 semanas, durante toda a sua vida, e cada ninhada pode ter até 6-8 ratinhos. Se as condições fossem perfeitas, um par de ratos poderia se multiplicar em mais de 5.000 ratos em um ano. Você consegue imaginar tantos ratos? Às vezes, eles podem parecer pequenas criaturas bem interessantes, e são uma parte importante da dieta de pássaros como falcões e corujas. Coiotes e lobos também os comem, mas a maioria das pessoas não gosta deles, pois eles tendem a invadir nossas casas e causar muitos problemas. Nessa época do ano, quando o clima está ficando mais frio, eles geralmente procuram um lugar mais quente para viver e acabam em garagens ou até mesmo em nossas casas.
Por fim, os filisteus enviaram a arca da aliança de volta à terra de Israel, junto com alguns ratos de ouro, como um presente ao Senhor. Eles esperavam que então o Senhor parasse a praga de ratos que estava correndo por toda a terra dos filisteus.
Bill Prost