“E o SENHOR lhe disse (a Elias): Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco… e… a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar” (1 Reis 19:15-16).
Se você ler sobre o que aconteceu depois da vitória de Elias no Monte Carmelo, verá que ele ficou muito desanimado. A esposa de Acabe, Jezabel, ameaçou matá-lo, e em vez de confiar no Senhor, ele fugiu para salvar sua vida. Então ele fez algo que todos nós supostamente fazemos às vezes; ele começou a sentir pena de si mesmo. Talvez ele esperasse que até mesmo Jezabel se arrependesse, mas isso não aconteceu. Então Elias realmente disse ao Senhor como o povo de Israel era mau, e como ele sentia que ele era o único fiel que restava. O Senhor teve que dizer a Elias que isso não era verdade; havia milhares de outros que não haviam adorado ídolos em Israel.
Quando ele tomou essa atitude, o Senhor não pôde mais usá-lo, e Ele disse a Elias para ir e ungir Eliseu para ser profeta em seu lugar. Tenho certeza de que isso foi um verdadeiro golpe para Elias e o deixou triste, mas ele o fez. No entanto, é interessante que o Senhor não levou Elias para o céu por cerca de dez anos. Parece que Elias aprendeu uma lição com o que aconteceu e se arrependeu. Durante esses dez anos, Eliseu foi quem serviu a Elias e aprendeu com ele. Veremos amanhã o que Eliseu fez de diferente.
Quando fazemos algo para o Senhor, é importante não pensar em nós mesmos e em quão importantes somos. Elias havia conquistado uma grande vitória para o Senhor no Monte Carmelo, e os profetas de Baal haviam sido destruídos. Mas depois, quando tudo não saiu como Elias esperava, ele ficou muito desanimado.
Lembremo-nos de que o Senhor pode nos usar somente quando Ele recebe toda a glória, e quando não pensamos em nossa própria reputação. Ele cuidará de nós se confiarmos Nele.
Bill Prost