“… de sorte que o peso do bronze não se podia averiguar.” (2 Crônicas 4:18 AIB).
Esta declaração é feita duas vezes na Bíblia sobre a quantidade de bronze usada na construção do templo de Salomão. Veja se você consegue encontrar o versículo em 1º Reis que também diz isso. Por que o peso do bronze era tão difícil de averiguar?
Quando todas as medidas são dadas sobre os materiais usados no templo, a maioria delas é cuidadosamente registrada. A quantidade de ouro usada era muito grande, mas sabemos quanto havia (1 Crônicas 22:14). Até mesmo o peso dos pregos usados na construção é registrado (2 Crônicas 3:9). Mas de alguma forma o peso do bronze (ou cobre) não pôde ser averiguado.
Na Palavra de Deus, bronze (ou cobre) fala de julgamento. Você se lembrará de que a serpente na haste que o Senhor disse a Moisés para fazer era de bronze. Além disso, o altar no qual os sacrifícios seriam oferecidos era coberto de bronze, tinha uma grelha de bronze e instrumentos de bronze. Tudo isso fala de julgamento. É uma imagem para nós do que o Senhor Jesus sofreu na cruz pelo pecado.
Ninguém jamais saberá o quanto o Senhor Jesus sofreu pelo pecado na cruz. Mesmo quando estivermos com Ele no céu por toda a eternidade, nunca saberemos o que Ele sofreu por nós. É por essa razão que o peso do bronze usado no templo não pôde ser averiguado. O bronze era usado para muitas coisas no templo, mas o Senhor cuidou para que ninguém registrasse todo o bronze que era usado. O Senhor quer nos lembrar do quanto Ele sofreu por nossos pecados.
Bill Prost