Página Mensal de Perguntas

Pergunta: Você poderia explicar 1 Timóteo 5:24: “Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois”?

Resposta: Este versículo está diretamente conectado com o que Paulo havia dito anteriormente no versículo 22. “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro” É por isso que Timóteo foi avisado para não se precipitar em se identificar com novos conhecidos ou formar parcerias com aqueles que conhecia há pouco tempo.

Existem dois tipos de pecados mencionados aqui. Alguns pecados estão “abertos”. Existem aqueles cujas vidas são, como diz o ditado, “como um livro aberto”. Seus atos e falhas são de conhecimento público e que “geralmente se ouve” (1 Coríntios 5:1). Por outro lado, existem aqueles que são capazes de cobrir seus pecados e estilo de vida e, portanto, seu verdadeiro caráter só é revelado mais tarde. Se não tomarmos cuidado, podemos ser contaminados por associação ou, como se diz, sermos “participes dos pecados alheios”. Muitos cristãos se encontram em situações comprometedoras porque não deram ouvidos a esse aviso. A lição é que precisamos escolher nossos amigos e associados com muito cuidado e com temor ao Senhor.

Jim Hyland