Pergunta: Qual é a diferença entre 1 Crônicas 21:13, “Caia eu, pois, nas mãos do Senhor,” e Hebreus 10:31, “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”?
Resposta: Em 1 Crônicas, o rei Davi pecou e com orgulho contou o povo. Ao perceber o que fez, ele assume total responsabilidade por seus atos e procura poupar o povo de uma consequência que ele sente que não merece. Ao confessar seu pecado, ele entende que Deus é misericordioso e se vale dessa graça, em vez de culpar os outros por seu fracasso.
Em Hebreus, trata-se de uma pessoa que rejeita o testemunho de Deus e Sua oferta de salvação. Vemos isso no contexto, começando no versículo 29. É realmente uma coisa terrível rejeitar a graça e a salvação de Deus, especialmente para aqueles que fizeram profissão de ser salvos e fingem ser crentes, mas não são reais. Haverá julgamento para tais!
Assim, um filho de Deus cair em Suas mãos é contar com Sua graça, misericórdia e sabedoria. Mas cair nas mãos de um Deus santo tendo rejeitado Sua graça e misericórdia é a coisa mais terrível de todas.
Jim Hyland