Página de Perguntas Mensais — Um Novo Nome

Pergunta: Você pode explicar o significado do “novo nome” na carta a Pérgamo?

Resposta: “Ao que vencer darei… um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Apocalipse 2:17).

Os nomes na Bíblia não são usados ​​simplesmente para distinguir uma pessoa da outra, mas para apresentar o caráter individual de uma pessoa, bem como seu relacionamento e importância para outra pessoa. Muitas vezes, quando uma pessoa era trazida para um relacionamento especial com o Senhor, ela mudava de nome. Por exemplo, Abrão foi mudado para Abraão (Gênesis 17:5), Jacó para Israel (Gênesis 32:28), Simão para Pedro (Marcos 3:16).

No contexto do nosso versículo, “um novo nome” significa relacionamento e comunhão muito individuais. Só é desfrutado entre Aquele que o dá e aquele que o recebe. É uma promessa especial para o vencedor que se recusa a se estabelecer neste mundo e tomar qualquer outro nome que não o do Senhor Jesus, que foi Ele próprio “desprezado, e o mais rejeitado entre os homens” (Isaías 53:3). Esta é a comunhão secreta entre o crente e o Senhor, e é para nosso desfrute presente enquanto esperamos aquele momento em que a desfrutaremos plena e sem impedimentos na casa do Pai.

Jim Hyland