
“Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Provérbios 15:3).
“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no Teu caminho.” (Salmo 119:37).
Em uma meditação anterior, vimos como nós, como seres humanos, somos compostos de corpo, alma e espírito. Vimos que a alma e o espírito vivem no corpo e se expressam por meio dele. Nas próximas conversas, examinaremos algumas partes do corpo e o que a Bíblia diz sobre elas. Em nossos versículos de hoje, mencionamos os olhos — os olhos do Senhor e os nossos olhos.
Em primeiro lugar, é importante saber que o Senhor tem olhos e que Ele vê tudo. Nossos olhos são limitados quanto à sua capacidade de enxergar, embora possamos ver a luz das estrelas que estão a milhões de quilômetros de distância. Neste mundo, conseguimos enxergar apenas uma curta distância, a menos que estejamos em um avião. Mas os olhos do Senhor podem ver tudo e, como nos diz o primeiro versículo, Ele contempla tanto o mal quanto o bem.
A princípio, pode parecer um pouco assustador pensar que o Senhor vê tudo. Se erramos, Ele vê e registra. No entanto, também é encorajador para nós, cristãos, perceber que Ele está cuidando de nós e que nos vê onde quer que estejamos.
Enquanto escrevo isto, em novembro de 2021, a mídia nos conta sobre uma garotinha de quatro anos chamada Cleo, que foi sequestrada na Austrália enquanto acampava com os pais. Depois de duas semanas, ela foi encontrada, mas até então ninguém sabia onde ela estava. Mas Deus sabia onde ela estava o tempo todo. Finalmente, a polícia a encontrou e ela foi devolvida em segurança para sua casa.
Mas a Bíblia fala sobre os nossos olhos e como os usamos. Há muitas coisas para serem vistas neste mundo, e às vezes não conseguimos evitar ver coisas que nos perturbam. Conheço um jovem que foi enviado ao Iraque com o exército americano e viu coisas lá que ainda o fazem ter pesadelos. Conheci outro homem que lutou na Segunda Guerra Mundial (ele era cristão e agora está com o Senhor), e ele também viu coisas horríveis. Mesmo velho, ele se descontrolava e chorava quando falava sobre elas.
Mas muitas vezes podemos escolher o que vemos com nossos olhos. Podemos escolher ver coisas ruins na televisão, no computador, no celular ou talvez até mesmo ler um livro, ou uma revista. Também podemos escolher ver coisas boas, como ler bons livros (especialmente a Bíblia!) ou fazer coisas em nossos celulares e computadores que agradam ao Senhor. Deus nos deu nossos olhos. Estamos usando-os para Ele?
Bill Prost
