“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmo 19:1).
É uma visão maravilhosa poder sair em uma noite clara e olhar para o céu. Se você puder se afastar um pouco de uma cidade ou vila, é ainda melhor, pois as luzes da cidade não obscurecem o céu noturno, e as estrelas são mais fáceis de ver. Na Ilha Sul da Nova Zelândia, as autoridades estabeleceram o que é chamado de “Dark Sky Reserve”*, que é uma grande área de 4300 quilômetros quadrados, reservada para a observação do céu noturno. Nesta área, qualquer iluminação artificial é controlada com muito cuidado para que as estrelas possam ser vistas em seu brilho máximo. Aqueles que estão dispostos a fazer a viagem até lá podem fazer passeios especiais à noite para ver as estrelas e os planetas.
Durante os últimos cinquenta anos ou mais, o homem descobriu muito mais sobre o universo do que se sabia anteriormente, mas ainda há muito que não sabemos. Mas o que sabemos realmente mostra a glória de Deus. Podemos pensar que nossa Terra é grande, e de fato é, mas o Sol é muito maior. Se o Sol fosse oco, e você começasse a tentar preenchê-lo colocando uma Terra após a outra nele, o Sol conteria cerca de um milhão de Terras. Isso significa que se você colocasse uma Terra no Sol a cada segundo, e trabalhasse por doze horas todos os dias, levaria mais de 23 dias para encher esse Sol com Terras!
No entanto, há estrelas no universo muito maiores que o nosso sol que nos aquecem. Há uma estrela chamada UY Scuti que é tão grande que tem um volume aproximadamente 5 bilhões de vezes maior que o do sol! Pense em quantas terras essa estrela poderia conter! Levaria mais do que sua vida para preenchê-la! Claro que essas medições não são exatas, pois a poeira estelar e outras coisas flutuando no espaço às vezes dificultam a obtenção de medições precisas, especialmente de estrelas que estão a milhares de “anos-luz” de distância de nós. (O termo “ano-luz” é usado para medir a distância no espaço e é a distância percorrida pela luz em um ano. Como a luz viaja a 300.000 quilômetros por segundo, um ano-luz é um longo caminho!) Mas tudo isso nos dá uma ideia de quão grande é o universo.
Podemos perguntar: Por que Deus se preocupou em criar um universo tão grande? Qual é o propósito disso, já que nenhuma outra estrela ou planeta jamais foi encontrado que fosse adequado para as pessoas viverem? Acredito que a resposta esteja em nosso versículo de hoje. Deus queria mostrar Sua glória no que Ele criou, e então Ele formou um universo tão grande e complicado que o homem ainda não chegou ao fim dele. Na verdade, há boas evidências hoje de que o universo está realmente ficando maior!
Podemos entender algo do poder e da glória de Deus quando vemos as estrelas nos céus, e percebemos que Ele criou tudo isso, simplesmente chamando-o à existência. E não apenas Ele o criou, mas Ele o mantém, para funcionar de forma ordenada. A Bíblia diz a respeito do Senhor Jesus, “todas as coisas subsistem por Ele.” (Colossenses 1:17). Deus pretendia que qualquer um que olhasse para os céus percebesse que Ele (Deus) existia, e quisesse saber mais sobre Ele.
Notas de rodapé: O Parque Estadual do Desengano no Rio de Janeiro é certificado pela IDSP – (International Dark Sky Park).
Bill Prost