Odiado

“Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça… então restituí o que não furtei” (Salmos 69:4).

Sob a lei de Moisés no Antigo Testamento, um homem que tivesse tirado algo de seu próximo, seja violentamente ou por engano, não só tinha que restituir o que havia tirado, mas também tinha que acrescentar “a quinta parte” (Levítico 6:5). Isso significa que ele tinha que devolver 20% a mais do que tomou.

Contudo, no caso do Senhor Jesus, Ele teve que dizer que milhares de pessoas O odiavam sem qualquer boa razão; eles simplesmente O odiavam porque Ele expôs o pecado deles. Mas então, em vez de rejeitar aquelas pessoas que O odiavam, Ele restituiu algo que não havia tirado. Você e eu não poderíamos restituir o que havíamos tomado, pois pecamos contra Deus e nunca poderíamos pagar essa dívida. Mas o Senhor Jesus, que nunca pecou, restituiu-nos essa dívida e também lhe acrescentou a quinta parte. Como ele fez isso?

O Senhor Jesus realmente deu mais do que precisava dar. Ele não apenas satisfez a Deus sobre toda a questão do pecado, mas também glorificou a Deus em Sua obra na cruz. Deus foi mais honrado e nós mais abençoados do que se o pecado não tivesse entrado neste mundo. Falaremos um pouco mais sobre isso amanhã.

Bill Prost