“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida” (Apocalipse 22:1-2).
Ontem falamos sobre o rio que saía do Jardim do Éden, mas aqui encontramos um rio celestial procedente do trono de Deus e do Cordeiro. No céu, pode não ser um rio de água real como o conhecemos, mas significa o mesmo que outros rios na Bíblia — um fluxo contínuo de bênçãos.
Este rio não precisa se dividir em vários outros rios, mas há algo ainda mais incomum nele. A árvore da vida não está só no meio da rua, mas também nas duas margens do rio! Nunca vi uma árvore que atravessasse um rio; isso não acontece neste mundo.
Mas a árvore da vida é uma figura do Senhor Jesus, que será Aquele em quem nossos olhos estarão fixos quando chegarmos ao céu. Haverá bênçãos maravilhosas lá, mas tudo será por causa do Senhor Jesus e Sua obra na cruz.
A árvore da vida é mencionada dez vezes na Bíblia; veja se você pode encontrá-las todas! (Na verdade, é mencionado onze vezes, pois a frase “livro da vida” em Apocalipse 22:19 na verdade deveria ser traduzida como “árvore da vida”.)