O povo jubilou, porém, muitos choraram

“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR… todo o povo jubilou com altas vozes… pela fundação da casa do SENHOR. Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes… mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.” (Esdras 3:10-12).

Talvez você tenha ouvido o termo “choque de gerações” usado algumas vezes, referindo-se a como os jovens frequentemente pensam diferente de seus pais ou avós. Isso é natural, pois os tempos mudam de uma geração para a outra; novas coisas são descobertas e novas maneiras de fazer as coisas são inventadas. Aqui em nossos versículos de hoje, temos um choque geracional.

Havia pessoas mais jovens que gritavam quando a fundação do templo foi lançada, pois não havia nenhum templo em Jerusalém por cerca de 70 anos. Eles estavam felizes em ver um novo templo sendo construído. Mas alguns dos mais velhos que tinham visto o templo de Salomão perceberam o quão pequeno e insignificante o novo templo era, comparado ao antigo. Em vez de gritar, eles choraram, pois perceberam que nada tão bonito quanto o templo de Salomão seria construído novamente para eles verem.

Podemos entender ambas as reações. Os mais velhos ficaram tristes, mas os mais jovens se alegraram, e acredito que o Senhor entendeu por que cada grupo reagiu de forma diferente.

Um choque geracional é natural, à medida que novas gerações surgem. No entanto, devemos lembrar que o Senhor não muda, e que Sua verdade e princípios morais não mudam. Nunca vamos desculpar o mau comportamento, e o comportamento que desonra o Senhor, dizendo que “os tempos mudaram”. Quando eu estava crescendo, não havia celulares, nem computadores, nem aviões a jato, nem internet, e (você vai rir disso!), nem mesmo canetas esferográficas. Todos nós escrevíamos com canetas-tinteiro, ou canetas de bastão que mergulhávamos em tinteiros antigos em nossas mesas. As coisas realmente mudaram durante a minha vida!

No entanto, sou grato porque a Palavra de Deus não mudou, nem o próprio Senhor mudou. Estejamos prontos para aceitar a mudança de uma geração para outra, mas sejamos gratos pelas coisas que nunca mudam.

Bill Prost