
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12).
Quando eu era jovem, eu realmente gostava desse versículo, e às vezes sentia que as pessoas mais velhas deveriam lê-lo com mais frequência! Eu sentia que às vezes eles não prestavam muita atenção ao que nós, jovens, dizíamos ou fazíamos, exceto para nos corrigir por algo. Mais tarde, já adulto, enquanto esperava por uma consulta no dentista, vi um artigo em uma revista intitulado “O que os jovens mais querem?” Após fazerem um estudo com muitos jovens, eles concluíram que a resposta era “Ser tratado com respeito”. Alguns meses depois, quando eu estava falando para um grupo de jovens cristãos, fiz a eles a mesma pergunta — O que você mais quer de seus pais e outros adultos? Fiquei um pouco surpreso que eles me deram a mesma resposta — ser tratado com respeito. Parece que os jovens de hoje não são diferentes da minha geração; eles querem respeito das pessoas mais velhas.
Não há nada de errado com isso, e em nosso versículo de hoje, vemos que o apóstolo Paulo disse a Timóteo (que era um jovem) para não permitir que ninguém o desprezasse por ser jovem. Ele tinha um dom do Senhor e poderia ser uma ajuda real para os outros. Muitos jovens cristãos hoje querem agradar ao Senhor e ter um propósito real e energia em suas vidas para Ele.
No entanto, vemos que assim como há dois lados em uma moeda, também há dois lados nessa questão de respeito pelos jovens. O outro lado da moeda está na última parte do versículo; como jovens, devemos nos comportar de tal forma que mereçamos respeito. Percebemos aqui que o apóstolo Paulo não diz a Timóteo para demonstrar seu conhecimento falando muito, nem lhe diz para repreender aqueles que podem querer desprezá-lo. Em vez disso, ele lhe diz para se comportar de uma forma que honraria o Senhor. Ele deveria ser um exemplo dos crentes de várias maneiras — “na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Todas essas coisas são muito importantes e devem fazer parte do nosso caráter em qualquer idade. Mas é mais importante começar essas coisas quando somos jovens e adquirir o hábito de ter nossas vidas moldadas pela Palavra de Deus.
Se vivermos da maneira que um cristão deve viver, logo descobriremos que os mais velhos começarão a nos respeitar, pois perceberão que levamos a sério o desejo de honrar o Senhor em nossas vidas. Não teremos que exigir respeito, pois eles nos respeitarão. Até mesmo as pessoas no mundo respeitam um cristão piedoso, embora possam não gostar dele ou dela.
Há outro ponto que devemos mencionar aqui. Se mostrarmos respeito aos adultos e aos mais velhos, fica mais fácil para eles nos respeitarem. Hoje em dia, nos países ocidentais, muitos jovens falam com adultos mais velhos como se fossem amigos da sua idade. Ouvi jovens falarem com aqueles que tinham idade suficiente para serem seus avós, da mesma forma que falariam com seus amigos adolescentes. Isso é lamentável e, embora os mais velhos possam não dizer nada sobre isso, diminui sua opinião sobre esse tipo de jovem. Se desejamos ser tratados com respeito, precisamos nos lembrar de fazer a nossa parte também!
Bill Prost
