“Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 22:31).
“… não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça…” (Romanos 6:15).
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1 João 2:3).
Temos a palavra “mandamentos” tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, mas as palavras têm um significado diferente em cada caso. É importante entender a diferença, pois alguns queridos crentes não entendem que nós, como crentes no Senhor Jesus, não estamos mais “debaixo da lei”, mas sim “debaixo da graça”. O que isso significa?
No Antigo Testamento, o Senhor deu aos filhos de Israel a lei, por meio de Moisés, e eles concordaram que a obedeceriam. A lei consistia nos dez mandamentos, e também em muitas outras regras pelas quais eles tinham que viver. Mas os israelitas poderiam guardar essa lei com as próprias forças? Não, eles não poderiam, e nem você e eu. É impossível para nós, com naturezas pecaminosas, atingir o padrão de Deus.
Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Ele sofreu pelo pecado, para que você e eu pudéssemos ter uma nova vida em Cristo — uma vida que quisesse agradá-Lo. Então Ele enviou Seu Espírito Santo para ser o poder dessa nova vida. Hoje, você e eu não vivemos por um conjunto de regras como a lei de Moisés, mas sim pela graça, e permitindo que essa nova vida em nós se manifeste.
Mas então, por que há mandamentos mencionados no Novo Testamento? Se não estamos mais sob a lei de Moisés, do que se tratam os mandamentos do Novo Testamento? Deixe-me explicar assim. Quando um marido e uma esposa se casam, eles podem ter vindo de diferentes origens, com diferentes “gostos” e “desgostos”. Então eles têm que conhecer as preferências um do outro. Por exemplo, meu pai não gostava de nada com chocolate, e especialmente sorvete de chocolate. Você acha que minha mãe serviu sorvete de chocolate para ele? Não, ela nunca serviu. Ele não deu exatamente a ela um mandamento para nunca fazer isso, mas ele disse claramente que não gostava.
É assim com os mandamentos do Novo Testamento. O Senhor quer que vivamos para agradá-Lo, e em Seus mandamentos, Ele nos diz o que O agradaria. Claro, eles não são apenas para agradar ao Senhor; eles são também para nossas bênçãos. Se obedecermos a eles, não apenas agradaremos ao Senhor, mas também teremos vidas cristãs felizes. Os mandamentos no Novo Testamento não são como as regras do Antigo Testamento, mas quando sabemos o que agrada ao Senhor, desejamos fazer as coisas que O agradam.
Bill Prost