Foram mais pecadores por terem padecido?

“Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?” (Lucas 13:2).

No versículo de hoje, o Senhor Jesus estava falando com as pessoas ao Seu redor quando esteve aqui na Terra. Poderíamos substituir a palavra “galileus” por “outras pessoas”. Poderíamos dizer: “Vocês acham que aqueles no Titanic eram piores pecadores do que as outras pessoas, por sofrerem dessa maneira?” Jesus prosseguiu dizendo no versículo seguinte: “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:3). Deus nos adverte, às vezes, fazendo de outros um exemplo, para nos alertar sobre o perigo de negligenciarmos a salvação de nossas almas.

Enquanto o Titanic se preparava para carregar e zarpar, a família da minha mãe estava ocupada arrumando suas malas e pertences para também embarcar da Inglaterra rumo à América do Norte. Mas, o Senhor permitiu que eles reservassem uma passagem em outro navio algumas semanas depois. Naquela época, minha mãe era uma garotinha de dois anos e tinha seis irmãos e irmãs mais velhos. No Titanic, eles teriam viajado na terceira classe e não seriam os que estariam nos botes salva-vidas! Deus estava de olho naquela família e os protegeu do que seria uma morte quase certa. Eles foram salvos com um propósito. Meu coração se comove ao pensar nisso e me faz sentir responsável por agradar ao Senhor Jesus e falar aos outros sobre Ele.

Não, Deus não gosta de punir as pessoas que Ele criou, pois as ama. Mas às vezes elas se tornam muito orgulhosas e presunçosas, e se esquecem dEle, enquanto vivem suas vidas para seu próprio prazer. Então, Ele pode permitir um desastre que fale ao mundo inteiro, pois todos ficam devastados ao ouvir falar de uma tragédia terrível. Hoje, vemos terremotos e furacões, inundações, secas e guerras. Todos nós deveríamos estar ouvindo, e se conhecemos o Senhor Jesus, podemos usar todas essas coisas para falar aos outros sobre Ele — Aquele que os ama e veio morrer por eles.

Bill Prost